Mundo náutico
Alteração do rumo que sofre um veleiro pela ação conjunta da corrente e do vento.:
Tática de ataque naval.:
Conjunto de acessórios do convés.:
Aproximar de um cais.:
Virar, desnivelar, tombar a embarcação.:
Geralmente em forma de seta, é a parte da bússola que indica a direção (pontos cardeais). Ex: Norte, Sul, Leste e Oeste e suas sub-divisões.:
Mesmo que caçar.:
Quando o vento começa a ser mais favorável.:
Serve para rematar um chicote.:
Símbolo designado Alfa. Representado por uma bandeira farpada (galhardete), nas cores branca e azul. Significado: Mergulhador em ação. Mantenha distância e tenha atençã:
Zona do costado de uma embarcação entre a popa e o través.:
Largar objetos do navio ao mar, a fim de aliviá-lo do excesso de carga.:
É uma embarcação de porte variável, desprovida de propulsão própria e destinada a transportar cargas não muito volumosas em águas rasas, em rios, costas e proximidades de portos marítimos, como equipamento auxiliar de transbordo. A alvarenga é feita, originalmente, em madeira, mas hoje já é confeccionada com materiais diversos.:
Denominação dada ao cabo que prende a âncora ao barco.:
Ato de amarrar uma embarcação.:
Bordo ou cabo do lado que recebe o vento.:
Peça com peso proporcional ao peso do barco, que é jogada no fundo da água com fim de segurá-lo.:
Mesmo que fundeadouros. Locais de atracação de embarcações.:
Divisória vertical no interior da embarcação.:
Colocar a proa em direção a algo ou a algum lugar.:
Ver adernamento.:
Aproar uma nave para fazê-la parar ou recuar.:
Águas abrigadas – São áreas abrigadas: lagos, lagoas, baías, rios, canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações. Águas parcialmente abrigadas – São áreas onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré que dificultem moderadamente o tráfego de embarcações. Mar aberto - é a área do mar que não é de propriedade de nenhum país. Cada país com litoral “tem direito” a 200 milhas de mar (Plataforma continental). Então, o mar aberto seria o mar internacional. O termo MAR ABERTO também é utilizado para um local no mar onde não se tenha nenhuma proteção, ou seja, ilhas ou praias. Não necessariamente é utilizado apenas para 200 milhas mar a dentro.:
Balanço no sentido popa/proa.:
É o nome conferido ao cabo que se prende a uma boia na superfície d’água e, no fundo, a uma pequena âncora. Nome usual na pesca para localização de redes. Cabo amarrado a uma âncora e fixo numa boia, para safar a âncora se necessário.:
É aquela pessoa que arma um navio, ou seja, aquela que trata de seu provimento e o explora comercialmente.:
Número que expressa as medidas de volume dos espaços de uma embarcação.:
Ato de afastar a proa da direção do vento (em oposição a orçar).:
Entrada forçada em um porto.:
Afastar-se da linha do vento. Também entendido como desvio de rota em decorrência de tempestade. Este tipo de desvio é chamado de arribada forçada. Afastar a proa da direção do vento.:
Acostar, aproximar-se até tocar o objetivo daquele que conduz a embarcação.:
Instrumento de navegação usado para medir o ângulo que o sol faz com o horizonte.:
Ato de atesar, puxar o necessário uma adriça.:
Aproximar de um cais.:
Local de atracação de embarcações.:
Utilizado em conjunto com a bomba de porão. Quando a água atinge um determinado nível ele dispara o acionamento da bomba de porão, que drenará a água acumulada. :
Movimento oscilatório de uma embarcação.:
Boias e marcas que servem de referência à navegação.:
Unidade de pressão que equivale a 100000 Pa (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101325 Pa. O plural do nome da unidade de pressão bar é bars (Ex.: 2 bars de pressão). 1 bar = 14,5 Psi.:
Nome genérico dado às embarcações: barco de (a) vela, barco de (a) vapor, barco de passeio.:
Lado de onde sopra o vento.:
Recipiente para esgotar água de uma embarcação.:
São estruturas náuticas em que barcos de médio porte, principalmente veleiros, são colocados à disposição de turistas que queiram alugá-los, para vivenciar uma aventura náutica no destino escolhido. A depender da experiência do turista com a navegação, os pacotes preveem a possibilidade de alugar as embarcações com ou sem tripulação. Este tipo de aluguel, normalmente é feito para grupos fechados ou famílias. O período dos passeios varia, normalmente, entre um e quinze dias.:
Escala que mede a potência dos ventos de 1 a 12. Criada por Sir Francis Beaufort (1774-1857), Almirante da Marinha Britânica, que durante longos anos prestou serviços como notável hidrógrafo.:
Largura da embarcação, considerando-se, para tanto, sua parte mais larga transversalmente.:
Parte da embarcação entre a proa e o través.:
Parte da carena, formada pelo fundo do navio e sua parte quase vertical.:
Navegar o mais próximo possível do vento.:
Navegar à bolina, bolinar ou velejar de contra-vento é marear (ou seja, navegar) com vento afastado no máximo seis quartas da proa (± 45 graus). É uma técnica que consiste em ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável. As primeiras embarcações de que se têm notícia que utilizavam esta técnica com sucesso, foram as caravelas portuguesas, durante a Era dos Descobrimentos Marítimos.:
Sistema de bombeamento que elimina a água acumulada no casco proveniente de chuvas ou água que entra na embarcação ao navegar. As bombas de porão podem ser automáticas ou com o automático a parte. Estão disponíveis em 500GPH, 1100GPH, 1500 GPH e 2000GPH, entre outras. (GPH significa Galões por Hora e 1 galão corresponde a 3,7L):
Utilizada no sistema de abastecimento de água. E normalmente instalada na casa de máquinas ou bagageiro de popa.:
Lado esquerdo da embarcação.:
Parte superior do costado.:
Parapeito no convés, que visa a evitar a queda de pessoas na água.:
É a parte do casco que fica para fora da água, seria o oposto de calado.:
Navegar virando de bordo com alguma frequência.:
São entendidos como as laterais da embarcação.:
Lado direito da embarcação.:
Geralmente o termo BOTE é empregado referindo-se a embarcação inflável de pequeno porte, utilizada em piscinas ou referindo-se a brinquedos infláveis destinados as crianças. Embarcação inflável profissional normalmente é chamada de: BARCO INFLÁVEL ou RIB.:
Objeto flutuante ou que permite a um objeto flutuar.:
Instrumento que serve para assinalar o local onde se encontra a âncora.:
Existem três classes de bóias salva-vidas: Classe I – Para navegação oceânica, em águas Brasileiras ou Internacionais. São utilizadas em embarcações de mar aberto e plataformas. Possuem fitas refletivas e cabo de polipropileno trançado, fixo em quatro pontos. Classe II – Para navegação em mar aberto, exclusivamente em águas brasileiras. Possuem fitas refletivas e cabo de polipropileno trançado, fixo em quatro pontos. Classe III – Para navegação em águas abrigadas. Possui cabo de polipropileno trançado, fixo em quatro pontos. As bóias salva-vidas deverão ter flutuabilidade tal que sirva de apoio para o náufrago, enquanto aguarda socorro. A bóia deverá possuir um cabo formando alças para facilitar o lançamento e para que a pessoa possa se segurar melhor. As bóias deverão estar dispostas tal que ninguém tenha que se deslocar mais de 12 metros para alcançá-la. As bóias deverão possuir retinidas flutuantes. Diâmetro Externo Classe I 700 mm Classe II 600 mm Classe II 500 mm Classe III 600 mm Classe III 500 mm:
Símbolo designado Bravo. Representado por uma bandeira farpada (galhardete), na cor vermelha. Significado: Operando cargas perigosas, afaste-se.:
Vento próximo da superfície do mar, a baixas altitudes.:
Peça por onde passa o eixo do motor para o exterior do navio. :
Peça de ferro destinada a receber voltas de cabo para fixação de uma embarcação.:
Alojamento destinado ao comandante, oficiais ou passageiros de um barco. O mesmo que câmara.:
Toda Corda, utilizada nas embarcações. Obs: A expressão CORDA, não é utilizada no meio náutico o nome correto deste material a bordo é sempre CABO.:
Antigamente, o termo restringia-se à navegação costeira. Posteriormente, a cabotagem dividiu-se entre pequena e grande. A pequena cabotagem refere-se, ainda, à navegação costeira, e a grande cabotagem, à navegação de longo curso.:
Distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da embarcação medida na secção da meia-nau, isto é, na metade do comprimento entre as perpendiculares dos pontos extremos da proa e popa.:
Distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha da embarcação medida quando esta estiver com deslocamento em plena carga.:
Média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré.:
Distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha da embarcação medida quando esta estiver na condição de deslocamento mínimo.:
Distância vertical entre a superfície da água – linha de flutuação ou linha-d’água – e a parte mais baixa da embarcação – a quilha ou então algum ponto mais baixo, como por exemplo, sensor do sonar na condição na qual é feita a medida. É a expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.:
Vedar as frestas do casco.:
Ideia de se ver um barco voltado de quilha para cima.:
Denominação dada nos antigos iates ao espaço à popa, onde fica o timão ou roda de leme. É o local onde ficam os aparelhos de governo da embarcação e seu centro de comando. Equivale ao cockipt dos modernos iates de lazer.:
A parte submersa de uma embarcação que fica.:
Representação cartográfica de uma área náutica, podendo representar em conjunto as regiões costeiras.:
Também conhecida como carta de marear, carta hidrográfica, ou plano hidrográfico é uma representação cartográfica de uma área náutica, podendo representar em conjunto as regiões costeiras adjacentes à área náutica. são os equivalentes marítimos dos mapas terrestres, e são as descendentes dos portulanos. Dependendo da escala, pode ter detalhes tanto do relevo da costa quanto do relevo aquático, além de outras informações, como edificações, vegetação, infra-estrutura da costa, etc. As cartas náuticas são divididas por localidade.:
Estrutura de madeira ou metal que se ergue sobre o convés e abriga os tripulantes de um navio.:
É o corpo de um barco sem mastros, velas, estais ou qualquer outro elemento que compõe uma embarcação:
Palavra do idioma tâmil kattumaram = kattu (ligadura) + maram (pau) designa uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados “bananas”), com propulsão a vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. A sua origem é polinésia, e quando os navegadores europeus aí chegaram por mar, surpreenderam-se com a grande velocidade dos catamarãs.:
Oscilação de uma embarcação no sentido popa-proa por efeito da ondulação.:
Vigas transversais à quilha. Junto com as “Longitudinais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco).:
Símbolo designado Charlie. Representado por uma bandeira quadrada, com cinco faixas horizontais nas cores branca, azul e vermelha. Significado: Sim / Afirmativo.:
Permite ativar e desativar o fornecimento de energia com total segurança. A Chave geral pode ser para uma ou duas baterias.:
Extremidade de um cabo.:
Navegação Oceânica - Adequadas para navegar sem limite de área (Tipo 1):
Qualquer dos pavimentos que correm da proa à popa.:
Cada um dos ramos torcidos que formam um cabo.:
Entrelaçado de cabos com diversas aplicações, mesmo como decoração.:
No ambiente náutico, o comprimento entre perpendiculares, linha de água, linha d’água ou linha de flutuação consiste na linha que separa a parte submersa do casco de um navio (obras vivas) da sua parte fora d’água (obras mortas). A linha de água é definida pela interceção do plano de superfície da água calma com a superfície exterior do casco. Existem vários Comprimentos entre Perpendiculares correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação em plena carga:
Parte superior do barco que fecha o casco. É o pavimento de uma embarcação. Pavimento da 1ª coberta.:
Compõem o sistema de mapeamento da Terra e expressam qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra (360o). Existem pelo menos quatro modos de designar uma localização exata para qualquer ponto na superfície do globo terrestre. Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus (Norte ou Sul) e longitudes, que vão de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste). Para efeitos práticos, usa-se as siglas internacionais para os pontos cardeais: N=Norte, S=Sul, E=Leste, W=Oeste. Para as latitudes, o valor de cada unidade é bem definido, pois a metade do grande círculo tem 20.003,93km, dividindo este último por 180, conclui-se que um grau (°) equivale a 111,133km. Dividindo um grau por 60, toma-se que um minuto (’) equivale a 1.852,22m (valor praticamente idêntico ao da milha náutica). Dividindo um minuto por 60, tem-se que um segundo (”) equivale a 30,87m. Para as longitudes, há um valor específico para cada posição, que aumenta de 0 na Linha do Equador até aos Polos, onde está o seu valor máximo (90º de amplitude do ângulo).:
Parte externa do casco de um barco, parte lateral e exterior de uma embarcação:
É uma alça que resulta da dobra de um cabo, sendo que o chicote após a formação da alça é costurado no próprio cabo.:
Vara com um gancho na extremidade para puxar cabos ou outros objetos para bordo.:
Peça de madeira ou metal onde se prendem escotas ou adriças:
Direção tomada pela embarcação, através da marcação feita na bússola, pelo navegador:
Peças que são amarradas no cais ou na própria embarcação, nos lugares mais salientes do casco, permanentemente ou apenas na atracação, com a finalidade de protegê-los. :
São os vincos no casco. Eles têm a função de defletir o spray de água gerado na navegação para o lado esterno da mesma. Também ajudam na estabilidade do casco e amortecem o impacto das ondas, aumentando o desempenho da lancha, já que diminuem o arrasto. Também são conhecidos como spray rails e como chine.:
São dispositivos passivos que amplificam a identificação de uma embarcação na tela do radar de outra. O tipo mais comum é constituído por 3 superfícies metálicas planas dispostas ortogonalmente, como o da foto ao lado. Em más condições de intempérie, como chuva ou neblina, ou mesmo à noite, é de grande importância para a segurança da navegação, oferecendo visibilidade ao radar das embarcações navegando por perto. Um radar pode estar fora do alcance do bolso do proprietário de uma pequena embarcação de recreio, mas um refletor de radar, não.:
Símbolo designado Delta. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas horizontais nas cores amarela, e uma azul no centro. Significado: Mantenha distância.:
Caminho seguido numa viagem por mar. :
Destorcer ou desfazer as cochas de um cabo. :
O deslocamento de uma embarcação corresponde à massa de água por si deslocada quando ao navegar, sendo geralmente expresso em toneladas. Este valor obtém-se através da multiplicação do volume imerso da embarcação pela densidade da água onde navega. Na prática, o deslocamento representa a massa da própria embarcação num determinado momento. :
Tipo de embarcação própria para retirar material do fundo, especialmente no aprofundamento de canais de acesso a portos. :
O dreno é uma abertura feita normalmente na parte mais baixa do espelho de popa, para permitir a saída da água que eventualmente se acumulou no convés. Alguns possuem membranas internas para evitar a entrada de água do mar, só permitindo a passagem de água no sentido da saída. A grande maioria dos drenos possuem tampas com sistema anti-perda da mesma. :
Símbolo designado Echo. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas horizontais, sendo uma azul e a outra vermelha. Significado: Estou virando a boreste.:
Qualquer construção que se destina à navegação marítima, fluvial ou lacustre. A embarcação é um navio, barco ou qualquer flutuante destinado à navegação. No entanto, o termo aplica-se mais geralmente aos barcos de pequena tonelagem, destinados ao transporte de pessoal ou de material leve. As embarcações podem ser à remo, à vela, a motor ou a vapor e têm nomenclatura muito variável. Obs. Os Flexboat são conhecidos como embarcações pneumáticas ou Infláveis.:
Considera-se embarcação de turismo a construção inscrita na autoridade marítima, apta ao transporte de pessoas, que possua como finalidade a oferta de serviços turísticos, e os navios estrangeiros que operam mediante fretamento por agências de turismo brasileiras ou por armadores estrangeiros, com empresa cadastrada no Ministério do Turismo. As condições para prestação de serviços de turismo das embarcações de turismo observarão procedimento de inspeção técnica realizada por instituições credenciadas pelos órgãos competentes, conforme estabelecido no Decreto no 7.381, de 02 de dezembro de 2010. Em relação aos padrões de classificação em categorias de conforto e serviços dos veículos terrestres e embarcações de turismo serão estabelecidos em ato do Ministério do Turismo.:
Embarcações tradicionais, algumas vezes chamadas barcos típicos, são as embarcações que foram desenvolvidas ou adaptadas às condições particulares de uma região ou tarefa. Geralmente construídas localmente, recorrendo aos meios e materiais existentes, tornaram-se parte integrante das economias locais e das culturas regionais. Atualmente, têm reconhecida a sua importância cultural, e são alvo de recuperação e reutilização em novas atividades. Uma das vertentes mais visíveis deste movimento de recuperação das embarcações tradicionais são os festivais náuticos a elas dedicados. :
Cobrir completamente um cabo com um entrançado de fios. :
Deixar encalhar uma embarcação propositadamente. :
Quando o casco se encontra com o fundo de um corpo aquático, de forma a imobilizar o barco, impedindo sua navegação. :
Sistema de localização em emergências. :
Também conhecida como Gaiúta, é uma tampa no convés para a passagem de pessoas, carga, iluminação e/ou ventilação. :
Orifício de metal que une o acostado ao convés, de forma a passar a amarra da âncora. :
Parte extrema da popa no casco, onde são afixados os motores. :
São empresas de atividades e esportes náuticos que têm a finalidade de oferecer experiências completas de turismo náutico-recreativo aos visitantes. Geralmente são voltadas para a prática da atividade náutica ou esporte náutico que melhor se adapta ao local onde a estação está instalada. Trata-se de uma atividade econômica induzida, que se produz a partir de infraestrutura náutica, dos serviços de venda e aluguel de embarcações, manutenção e reparação de embarcações e equipamentos nos locais de ancoragem, além de promoverem grandes eventos náutico-esportivos. :
É um trabalho feito para evitar que as pontas de cordas grossas ou cabos se desfiem. É feita com um barbante fino e, no final, as pontas do barbante não devem aparecer. Há várias maneiras de falcaçar um cabo. :
Construção notável num ponto da costa para aviso e prevenção à navegação. :
É uma armação metálica para sinalização das vias navegáveis, tendo, em sua parte superior, uma luz cujo raio de alcance é inferior a 10 milhas náuticas. :
Âncora com quatro braços ou garras. Geralmente usada por pescadores. :
Termo também utilizado para designar o lançamento da âncora ao mar no intuito de fixar a embarcação. :
Existem várias linhas de água correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação a plena carga, a correspondente ao navio completamente vazio é a flutuação leve e a correspondente ao navio em deslocamento normal é a flutuação normal. :
Deck com comando superior numa embarcação. :
Peça metálica com uma forquilha, onde se apoiam os remos de um barco. :
Símbolo designado Foxtrot. Representado por uma bandeira retangular, com um losango vermelho sobre um fundo branco.Significado: Estou avariado, comunique-se comigo.:
A fragata é um tipo de navio de guerra. O termo tem sido usado, ao longo dos séculos, para designar uma gama alargada de navios, com diferentes tamanhos e funções. No século XVIII, eram designadas fragatas os navios de guerra com três mastros de velas redondas, com comprimento semelhante ao das naus, mas menores, mais rápidos e com armamento mais ligeiro, usados em missões de escolta e de reconhecimento. As fragatas dispunham de uma única bateria coberta de canhões, em comparação com as duas ou mais baterias cobertas das naus. Na segunda metade do século XIX, algumas marinhas desenvolveram fragatas couraçadas, que se tornaram os mais poderosos navios de combate da época. No final daquele século, as fragatas couraçadas foram substituídas pelos cruzadores, desaparecendo o uso do termo “fragata”. O termo ressurgiu durante a Segunda Guerra Mundial para designar alguns navios de escolta oceânica, destinados a dar proteção antiaérea e antissubmarina a comboios navais.:
Mesmo que ancoradouros. Locais onde as embarcações fundeiam, ancoram. :
Largar para o fundo uma âncora de modo que a embarcação fique segura. :
Também conhecida como Escotilha, é uma tampa no convés para a passagem de pessoas, carga, iluminação e/ou ventilação. :
Arrastar a âncora por este não segurar bem a embarcação. :
Camada mais externa do casco de um barco, geralmente branca, que tem a função de proteger e impermeabilizar a fibra de vidro. :
Símbolo designado Golf. Representado por uma bandeira retangular, com seis faixas verticais, amarelas e azuis, alternadamente. Significado: Necessito de um piloto.:
Denominação dada à roldana de um moitão. :
É uma sigla em inglês para designar “Global Positioning System”, traduzindo para o português, Sistema de Posicionamento Global. Esse tipo de sistema é erroneamente disseminado como um sistema de navegação. Foi criado nos Estados Unidos da América, por uma empresa chamada Rockwell e consiste basicamente em 28 satélites em órbita (chamados de constelação), transmitindo informações para os receptores. O objetivo desse equipamento é fornecer a localização exata de um ponto na superfície da Terra e hoje podemos ver diversas aplicações do mecanismo, entre eles: Sistemas de navegação (aéreo, marítimo, terrestre). Cada satélite GPS transmite dois sinais de rádio, sendo um para uso civil, divididos em código C/A, que é utilizado nos GPS de navegação e para posicionamento global, de frotas, etc.(menos preciso), e fase da portadora, no qual subdivide-se em L1 e L2, no qual é possível alcançar e obter valores de coordenadas mais precisos de todos, porém, é através de pós-processamento (pode-se chegar a precisões e acurácias centimétricas, é utilizado em trabalhos de cartografia e levantamentos topográficos e geodésicos).:
Aparelho manual ou dotado de motor, usado para soltar ou recolher a âncora. Também usado para movimentar equipamentos de cargas. :
Içar, arvorar, fazer subir (normalmente sinais). :
Instrumento de propulsão dos barcos a motor. :
Símbolo designado Hotel. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas verticais, uma branca e outra vermelha. Significado: Piloto a bordo.:
Iate é uma embarcação a vela ou a motor, utilizada basicamente para lazer no mar, rios ou lagos. Atualmente existem desde barcos com confortos dignos de mansões, com luxo e sofisticação, aposentos divididos, cozinha, sanitários, ar-condicionado, até pequenas embarcações de lazer. :
Desportos náuticos com barcos a remo, a vela ou a motor. :
Símbolo designado India. Representado por uma bandeira retangular de fundo amarelo, com um círculo preto ao meio. Significado: Estou virando a bombordo.:
Requisito necessário no Brasil para utilizar barcos de esporte e recreio. A inscrição pode ser feita nas capitanias, delegacias ou agências dos portos da circunscrição em que for domiciliado o proprietário do barco ou seu representante legal. Todas as embarcações devem ter na popa o seu número de inscrição e o porto de registro, e na proa ( bochecha de boreste e bombordo) o nome da embarcação.:
É um dispositivo que possibilita que o alternador, ou outro tipo de fonte de corrente de carga, carregue duas ou mais baterias (ou bancos de baterias) isolando-as, não permitindo que haja o descarregamento indesejado de uma determinada bateria ou banco. Um dos exemplos de aplicação do isolador em embarcações é na função de permitir que o alternador privilegie a carga das baterias de partida do motor, assim as baterias auxiliares serão carregadas apenas quando as de partida estiverem a plena carga.:
Símbolo designado Juliet. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas azuis com uma faixa branca central. Significado: Incêndio a bordo, afaste-se. :
Vazante de mar ou lado da foz de um rio (em oposição a montante). :
Símbolo designado Kilo. Representado por uma bandeira retangular, dividida verticalmente numa faixa amarela e outra azul. Significado: Desejo me comunicar com vocês. :
Um knot corresponde ao tempo utilizado para se percorrer 1 milha náutica(1852 metros). No meio náutico, knot é utilizado apenas como unidade de medida de velocidade de uma embarcação. Então, dizemos que a embarcação está navegando a “x” knots por hora. :
Lancha é um tipo de embarcação a motor, usada para lazer, pesca, para serviço de navios ou fiscalização. :
Material para aumentar o peso de uma embarcação. :
Peça destinada ao governo de uma embarcação. :
Símbolo designado Lima. Representado por uma bandeira retangular, dividida em quatro quadrados, sendo dois amarelos e dois pretos. Significado: Pare imediatamente.:
No ambiente náutico, a linha de água, linha d’água, linha de flutuação ou comprimento entre perpendiculares consiste na linha que separa a parte submersa do casco de um navio (obras vivas) da sua parte fora d’água (obras mortas). A linha de água é definida pela interceção do plano de superfície da água calma com a superfície exterior do casco. Existem várias linhas de água correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação em plena carga; a correspondente ao navio completamente vazio é a flutuação leve; e a correspondente ao navio em deslocamento normal é a flutuação normal. A principal linha de água que o arquiteto naval estabelece no desenho de linhas de um navio é designada “linha de água de projeto” ou “linha de água de traçado” (LAP ou DWL). Frequentemente, corresponde à linha de água quando o navio está a plena carga. Além disso, as linhas de água também variam de acordo com as várias imersões que o casco pode ter, conforme a época do ano e o oceano em que o navio se encontre. As várias imersões máximas nas diferentes condições são assinaladas no casco pelas marcas de Plimsoll. A linha de água de projeto, com o navio a plena carga, é assinalada pela utilização de cores diferentes no lado das obras vivas e no lado das obras mortas. :
Vigas longitudinais paralelas à quilha. Junto com as “Cavernas” ou “Transversais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco). :
É uma luz branca contínua posicionada na popa da embarcação e deveser avistada pela popa num setor de 135º.:
Utilizada durante a noite para iluminar os degraus de uma escada e o convés. Instalada normalmente nas paredes do convés. :
É uma luz branca contínua e deve ser avistada pela proa num setor de 225º.Uma embarcação impulsionada pelo motor deve exibir, além das luzes de bordo, a luz de motoração. :
Também conhecidas como luzes de bordo, são luzes contínuas, sendo uma verde a boreste e uma encarnada (vermelha) a bombordo. Elas possuem como função evitar qualquer tipo de colisão. As luzes devem ser exibidas do pôr ao nascer do Sol e em períodos de visibilidade restrita. Durante estes períodos, não devem ser exibidas outras luzes que possam perturbar a identificação, por parte de outra embarcação. A luz de navegação verde e vermelha determina a preferência da embarcação. Se ao navegar você avistar a luz verde a preferência de passagem é sua. Se você avistar a luz vermelha a preferência é da outra embarcação. Seja qual for a embarcação, as luzes devem obedecer ao seguinte padrão de angulação: - A luz de boreste é verde e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a boreste. - A luz de bombordo é encarnada (vermelha) e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a bombordo. :
Peça de metal, dobrada em “u”, tendo um pino com rosca atravessado por entre suas duas extremidades. :
Termo usado pelos pesquisadores, que significa cardume. :
Ângulo medido pela agulha de marear entre a direção de um objeto e o rumo do barco. :
Termo que designa as diferentes posições que toma um veleiro em relação à direção do vento.:
Alterações do nível das águas do mar; Altura da maré – Estofo – Maré baixa – Maré enchente - Maré de quadratura – Preamar – Vazante, etc. :
Uma marina é um pequeno centro portuário, usado primariamente por embarcações privadas e barcos recreacionais. Normalmente possui corredores primários e secundários, permitindo acesso a todas as embarcações atracadas. Muitas vezes oferece serviços como lavagem, venda de combustível e manutenção. :
É a parte do casco localizada no centro do comprimento da embarcação. é um referencial de uma região da embarcação que se situa entre a proa e a popa. O espaço compreendido entre a proa e a meia-nau é chamado corpo-de-vante, e a parte situada entre a meia-nau e a popa é chamado de corpo-de-ré.:
Significa comandante de um barco. A palavra deriva do magister navis da Roma antiga. No Brasil, as palavras mestre e capitão já significaram a mesma coisa. Porém, com o tempo, mestre ficou sendo o capitão de navios de pequena cabotagem e a palavra capitão para os que comandavam navios de longo curso. :
Símbolo designado Mike. Representado por uma bandeira retangular, de fundo azul cortada por uma cruz na diagonal de faixas brancas. Significado: Disponho de um médico a bordo:
É a unidade de medida de distância utilizada na navegação. Uma milha náutica corresponde a 1 minuto da circunferência terrestre na altura da Linha do Equador, ou seja, se pegarmos a circunferência da Terra e dividirmos por 360°, e dividirmos o resultado por 60 minutos, teremos o valor de 1852 metros, que corresponde a uma milha náutica (internacionalmente conhecida como 1 NM). Normalmente utilizamos a expressão “milha náutica” para indicar a distância de um ponto a outro, como a distância de uma embarcação até uma ilha. :
É a unidade de medida de distância utilizada nos Estados Unidos. (1609 metros) ATENÇÃO: Devemos ficar atentos pois a maioria dos velocímetros são fabricados nos Estados Unidos e portanto vem expresso em Milhas. Assim devemos ter cuidado em não confundir MILHAS com KNOTs. Exemplo: 10 Milhas no velocímetro equivalem a 16,9 Km/Hora que em Knots representará 8,6 Knots. :
Aparelho de força com manivela para ajudar a caçar cabos. :
O monocasco é um tipo de embarcação que apresenta um casco único. As embarcações com dois cascos chamam-se catamarã, e o de três cascos, trimarã. Esta designação também é aplicada aos petroleiros com uma única barreira de separação entre os tanques de óleo e o mar. Esses petroleiros são muito criticados devido à sua fragilidade e que poderão causar inúmeros derrames no mar. :
Parte do rio para o lado da nascente (em oposição a jusante). :
Aparelho que pode impedir um cabo de correr. :
Ponto onde a vertical que passa por um lugar na Terra encontra a esfera celeste no lado oposto ao zênite. :
Após o período dos descobrimentos, surgiu a necessidade de embarcações maiores para o transporte de cargas, como o pau-brasil, açúcar, metais preciosos e escravos. Assim, chegavam ao litoral brasileiro as naus, com porte médio de 1000 toneladas. Possuíam quatro mastros e velas redondas. Arrendodado também era seu casco, tanto acima como abaixo da linha d’ água. Havia casario para mantimentos e cargas, na popa, e para a tripulação, na proa.:
Navegador, marinheiro. :
Conjunto de procedimentos que permitem a condução segura de uma embarcação de um ponto a outro da superfície terrestre. :
à bolina – Navegar num ângulo apertado com a direção do vento; à falsa amura – Quando navegando à popa, a retranca da vela grande vai na mesma amura em que o barco recebe o vento; à popa – A favor do vento; contravento – O mesmo que à bolina; de borboleta – Quando navega à popa, utilizando as duas velas com amuras opostas. :
Arte ou ciência de navegar. A ciência da navegação depende de uma série de conhecimentos físicos e astronômicos. O desenvolvimento da náutica depende da evolução das ciências. Por outro lado, porém, a necessidade de melhorar os processos náuticos constitui verdadeiro estímulo à pesquisa nesses campos. A náutica divide-se, essencialmente, em estudo dos navios considerados estaticamente e manobra naval, ou estudo do comportamento dinâmico dos navios. :
Símbolo designado November. Representado por uma bandeira retangular, dividida em 16 pequenos quadrados de cores alternadas (oito brancas e oito azuis). Significado: Não / Negativo.:
Um knot corresponde ao tempo utilizado para se percorrer 1 milha náutica(1852 metros). No meio náutico, knot é utilizado apenas como unidade de medida de velocidade de uma embarcação. Então, dizemos que a embarcação está navegando a “x” knots por hora.:
Parte do casco de uma embarcação que não está submersa. :
Abertura, como um anel costurado em uma vela ou lona, por onde passam cabos. :
Símbolo designado Oscar. Representado por uma bandeira retangular, dividida em dois triângulos retângulos, um amarelo e outro vermelho. Significado: Homem ao mar.:
Navegar muito lentamente. :
Símbolo designado Papa. Representado por uma bandeira retangular azul, com um pequeno retângulo branco ao centro. Significado: Embarcação pronta para sair ao mar.:
Cabos que servem para prender (pear) quaisquer objetos de bordo, evitando que se desloquem com o balanço. :
Um dos cordões de um cabo. :
Unidade de medida linear anglo-saxônica equivalente a 12 polegadas ou a 30,479 centímetros. :
Aparelho múltiplo que impede um conjunto de cabos de correr. Permite um esforço maior que um mordedouro. :
Espécie de cabeça de cordões entrelaçados nos chicotes para decoração ou fazer peso (nesse caso, é usada como arremesso). :
Ato ou efeito de o barco deslizar à flor d’água em alta velocidade. Esse movimento está ligado ao perfil do casco e ao seu atrito com o ar e a água. A velocidade mínima necessária para o planeio de uma embarcação varia de acordo com diversos fatores: tamanho do casco, formato, peso, motorização, passo e diâmetro do hélice. :
Numa embarcação de recreio, o desnível no convés onde habitualmente se comanda o barco. :
Conjunto de peças destinadas à passagem de cabos. :
Unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. :
Peça para transferir força e movimento. :
É a medida vertical entre a parte mais alta da proa e a parte mais baixa da quilha. No caso do inflável o pontal é medido na proa, da parte mais alta até a quilha. :
Compartimento de um navio a partir do qual o mesmo é comandado. :
Parte à ré da embarcação. :
Nome dado a espaços de grandes dimensões que se abrem no convés e vão até o fundo do casco. Local destinado ao depósito da carga. Prancha Inclinar-se para fora da embarcação. :
Inclinar-se para fora da embarcação. :
Parte à vante da embarcação. :
Significa tripulante. Denominação mais usualmente conferida àqueles que tripulam barcos de pesca artesanal. :
Psi (pound force per square inch) ou libra força por polegada quadrada, é a resultante de uma força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada. Esta unidade de medida de pressão ainda é utilizada pela indústria inglesa/americana, apesar de estar sendo gradativamente sendo substituída pelo Pa (Pascal) e pelo bar visto que o PSI é baseado na unidade libra do arcaico Sistema Inglês. 1 Psi = 0.068948 bar. :
Os quadrantes usados em astronomia apresentavam, em geral, outros órgãos acessórios com escalas que davam as tangentes de certos ângulos, linhas horárias e, por vezes, também, a partir do século XIII, um cursor que se deslocava ao longo da escala de alturas e resolvia certos problemas astronômicos. Tinha como finalidade tomar a altura dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades, marcadas com o ângulo reto, possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio de prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro. O quadrante permitia determinar a latitude (onde a embarcação se encontrava), cujo cálculo se baseava na altura da Estrela Polar ou a altura de um astro qualquer ao cruzar o meridiano do local. :
Símbolo designado Quebec. Representado por uma bandeira retangular amarela. Significado: Sem problema de saúde.:
É a parte mais baixa do casco da embarcação, que se estende de forma geral da proa à popa na parte inferior da navegação, servindo de junção das laterais do casco e para o reforço do fundo. :
É um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias por ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto. O radar é composto por uma antena transmissora e receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF). A transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais. Como sabe-se a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação.:
Local de um corpo aquático onde se desenvolvem competições de barcos de recreio. :
Um rebocador é um barco projetado para empurrar, puxar e rebocar barcaças ou navios em manobras delicadas como atracação e desatracação. Rebocadores são caracterizados por ter pequeno porte, motores potentes e alta capacidade de manobra. :
Rajada de vento fraca, quase sempre acompanhada de mudança na direção do vento. :
Parte de trás de uma embarcação. O mesmo que popa. :
Rigid Inflatable Boat, o termo RIB significa que a embarcação inflável tem uma parte Rígida (geralmente o casco em fibra) e outra parte pneumática (Tubo inflável). No Brasil utiliza-se com frequência o termo SR (Semi Rígido) que tem o mesmo significado da expressão RIB utilizada internacionalmente. :
Roda, volante para manobrar o leme de uma embarcação. :
Parte que forma o prolongamento da quilha na proa e serve de fecho à ossatura do navio, e a sua forma varia de acordo com o tipo de barco. :
Símbolo designado Romeo. Representado por uma bandeira retangular vermelha, cortada por uma cruz vertical na cor amarela. Significado: Seguir no percurso, mas no sentido inverso. :
Figura que representa as quatro direções fundamentais e suas intermediárias. :
Uma direção, um trajeto. :
Ângulo entre uma dada direção e uma direção de referência. :
Peça para reforçar a alça de um cabo. :
Instrumento de navegação para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro e a linha horizontal. :
Símbolo designado Sierra. Representado por uma bandeira retangular branca, com um retângulo azul ao centro. Significado: Estou dando ré. Letra também usad para representar o ponto cardeal “Sul”.:
Caminho percorrido num único rumo. :
Apertar com força um nó ou uma volta de cabo. :
É a sigla que traduzida significa “navegação e determinação da distância pelo som”. É um instrumento auxiliar da navegação marítima. Este sistema inicialmente era empregado na localização de submarinos (em guerras), mas hoje em dia é também usado no estudo e pesquisa dos oceanos (determinação de profundidades ou de depressões) e na pesca, para a localização de cardumes. O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nas embarcações, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é captado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som, fazendo cálculos e assim determinando a distância e a velocidade do objeto. O sonar é muito utilizado para orientar a navegação, obter o perfil da placa marítima, revelar a presença de cardumes, etc. Na água, consegue-se uma precisão muito maior do que no ar, uma vez que a velocidade de propagação do som na água é muito maior, podendo chegar a até 1498m/s, enquanto que no ar a velocidade é inferior. O sonar vem integrado em alguns modelos de Fishfinder e GPS. :
São aparelhos que através do envio de um sinal de ultra-som para o fundo da água e pelo seu eco, captam as formas submersas existentes. O sinal em ultra-som é enviado por uma peça conhecida como sensor ou transducer. Esta peça fica presa ao fundo ou à popa do barco, e seu sinal tem o formato de um cone, que é mais forte no centro do cone e vai enfraquecendo à medida que se abre. Após atingir o fundo, o sinal retorna ao transducer trazendo as informações do fundo. O aparelho identifica os objetos suspensos entre o fundo e a superfície, mostrando o seu tamanho e profundidade. Na maioria das vezes estes objetos são na realidade peixes. As principais características de uma boa sonda são: - Resolução de (ecrã): O mínimo aceitável é um ecrã com resolução de 100 pixels verticais (100 pontos de cima para baixo); - Simplicidade de operação e instalação; - Identificação de peixes; - Alarmes: os alarmes podem ser ajustados para dispararem com a presença de peixes ou por segurança, como no caso de passarmos por um local raso demais; - Zoom : esta função fornece uma visão ampliada do fundo, dando maiores detalhes das estruturas; - Identificação da qualidade do fundo: alguns modelos mais sofisticados identificam o tipo de fundo pela sua dureza – lama, areia, cascalho, pedra, etc. Com o tempo essa informação se torna extremamente útil para o pescador; - Temperatura e velocidade: as sondas mais sofisticadas terão, ainda, sensores de velocidade, temperatura e distância percorrida acoplados ao equipamento; - Outras funções: os sensores de busca lateral, como o sidedview, buscam os peixes lateralmente, além de para baixo. Funções como a Windows permitem que o usuário configure o ecrã do equipamento para apresentar somente as informações que este deseja; Independente do modelo utilizado e das funções disponíveis, o usuário da sonda logo verá o aumento de produtividade de sua pescaria ao reduzir o tempo gasto em áreas não piscosas, ao encontrar logo os melhores pontos em um pesqueiro novo, ou ao passar sobre uma nova laje que ele jamais imaginou que existisse e que talvez nunca tenha visto um pescador. De qualquer modo, o pescador estará encontrando mais peixe do que nunca, e logo fará da sonda uma inseparável companheira de aventuras, histórias e lazer.:
Sinal de emergência. Quando enviado em Código Morse, consiste em três pontos (correspondente à letra S), três traços (correspondentes à letra O) e novamente três pontos (• • • – – – • • •) — oralmente diz-se “dit dit dit dah dah dah dit dit dit”. No uso popular, SOS foi associado a frases como “Save Our Seamen” (“Salve nossos marinheiros”), “Save Our Ship” (“Salve nosso Navio”), “Survivors On Shore” (“Sobreviventes na costa”) ou “Save Our Souls” (“Salve nossas almas”). Essas frases, no entanto, surgiram depois, como forma de ajudar a lembrar as letras corretamente (um retro-acrônimo). Sendo um código, as letras de SOS não têm um significado por si mesmas. :
Lado para onde sopra o vento. :
Qualquer construção acima do convés. :
Levantar a âncora, trazendo-a acima. :
Símbolo designado Tango. Representado por uma bandeira retangular, com três faixas verticais nas cores vermelho, branco e azul. Significado: Mantenha-se afastado.:
Tripulante que se ocupa do leme. :
Existem várias medidas de deslocamento correspondentes aos vários estados de carga do navio. O deslocamento leve ou deslocamento mínimo consiste na massa total do navio, excluindo a carga, o combustível, água e a tripulação. O deslocamento carregado, deslocamento em plena carga ou deslocamento máximo é equivalente ao deslocamento leve acrescido da massa total da capacidade máxima de transporte de um navio em termos de carga, passageiros, combustível, aguada, consumíveis, tripulação e todos os restantes itens necessários para uma viagem. O deslocamento normal corresponde ao deslocamento carregado mas sem a massa correspondente a metade das dotações de combustível e de água. :
Parte da rede de pesca onde a malha é costurada a uma corda contínua. :
Vigas transversais (perpendiculares) à quilha. Junto com as “Longitudinais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco). :
Cada um dos lados de uma embarcação. :
É a designação dada a uma embarcação com três cascos: dois cascos mais finos situados de um lado e de outro de um casco central. A disposição elevada dos cascos laterais implica que o barco está sempre inclinado para bombordo ou estibordo. Esta característica permite-lhe atingir velocidades ainda superiores às do catamarã e essa é a razão porque são muito apreciados nas regatas. São muito rápidos, especialmente na bolina e com ventos fracos ou médios, em razão da pouca superfície imersa. :
Extremo da pata da âncora. :
A ação de uma unha de âncora a enterrar-se no fundo. :
Símbolo designado Uniforma. Representado por uma bandeira retangular dividida em quatro retângulos, com brancos e dois vermelhos. Significado: Você está indo em direção ao perigo. :
Zona da frente de uma embarcação. O mesmo que proa. :
Embarcação propelida por um motor a vapor que aciona rodas de água (um conjunto de pás) montadas inicialmente à meia-nau, na lateral (bombordo e boreste) e depois na popa. São tipicamente caracterizados por possuírem grandes chaminés. A invenção do motor a vapor, por James Watt, propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, sonho esse realizado por Robert Fulton com o Clermont, em 1807. Embora a roda de pás tivesse evoluído para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo, como os típicos steamboats do Rio Mississipi ou como são conhecidos no Brasil as gaiolas do Rio São Francisco e Rio Amazonas. :
É um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento. Na embarcação o Velocímetro é um relógio que acompanha o motor e faz a marcação das milhas por hora. :
Régua de madeira ou de outro material em volta do casco para protegê-lo. :
Símbolo designado Victor. Representado por uma bandeira retangular branca, com a sobreposição de uma cruz vermelha na diagonal. Significado: Necessito auxílio.:
Janela para a ventilação e iluminação. :
Vento ou brisa do mar brando que sopra periodicamente do mar para a terra. :
Fazer passar as velas de um bordo a outro. Virar por davante – Virar de bordo com o vento pela proa. Virar em roda – Virar de bordo com o vento pela popa. :
Símbolo designado Whiskey. Representado por uma bandeira retangular, com três retângulos concêntricos nas cores azul, branco e vermelho, respectivamente, a partir do maior. Significado: Necessito auxílio médico.:
Símbolo designado X-ray. Representado por uma bandeira retangular branca, com a sobreposição de uma cruz azul. Significado: Pare e aguarde os meus sinais.:
Símbolo designado Yankee. Representado por uma bandeira retangular, com faixas diagonais nas cores amarelo e vermelho, alternadamente. Significado: Estou recolhendo a âncora.:
Levantar âncora para partir ou com o sentido de deixar o porto. :
Ponto, em qualquer lugar da Terra, onde a vertical prolongada acima do observador vai, aparentemente, encontrar a esfera celeste. :
Símbolo designado Zulif. Representado por uma bandeira retangular, dividida em quatro triângulos, de cores preta, amarela, azul e vermelha. Significado: Necessito de rebocador. :
Catau
Nó de Correr
Nó Direito
Nó de Frade Dobrado
Nó de Escota
Nó de Frade
Nó de Escota Dobrado
Lais de Guia
Volta do Cunho
Volta de Fiador
Voltas Redondas com Chicote Mordido
Volta do Fiel
Volta do Anete da Âncora
Voltas Trincafiadas
Volta da Ribeira
Volta Redonda e Cotes
Termos técnicos
Abatimento:
Alteração do rumo que sofre um veleiro pela ação conjunta da corrente e do vento.:
Abordagem:
Tática de ataque naval.:
Acastelagem:
Conjunto de acessórios do convés.:
Acostagem:
Aproximar de um cais.:
Adernação:
Virar, desnivelar, tombar a embarcação.:
Agulha:
Geralmente em forma de seta, é a parte da bússola que indica a direção (pontos cardeais). Ex: Norte, Sul, Leste e Oeste e suas sub-divisões.:
Alar:
Mesmo que caçar.:
Alargar:
Quando o vento começa a ser mais favorável.:
Alça:
Serve para rematar um chicote.:
Alfa:
Símbolo designado Alfa. Representado por uma bandeira farpada (galhardete), nas cores branca e azul. Significado: Mergulhador em ação. Mantenha distância e tenha atençã:
Alheta:
Zona do costado de uma embarcação entre a popa e o través.:
Alijar:
Largar objetos do navio ao mar, a fim de aliviá-lo do excesso de carga.:
Alvarenga:
É uma embarcação de porte variável, desprovida de propulsão própria e destinada a transportar cargas não muito volumosas em águas rasas, em rios, costas e proximidades de portos marítimos, como equipamento auxiliar de transbordo. A alvarenga é feita, originalmente, em madeira, mas hoje já é confeccionada com materiais diversos.:
Amarra:
Denominação dada ao cabo que prende a âncora ao barco.:
Amarração:
Ato de amarrar uma embarcação.:
Amura:
Bordo ou cabo do lado que recebe o vento.:
Ancora:
Peça com peso proporcional ao peso do barco, que é jogada no fundo da água com fim de segurá-lo.:
Ancoradouros:
Mesmo que fundeadouros. Locais de atracação de embarcações.:
Antepara:
Divisória vertical no interior da embarcação.:
Aproar:
Colocar a proa em direção a algo ou a algum lugar.:
Aprumar:
Ver adernamento.:
Aquartelar:
Aproar uma nave para fazê-la parar ou recuar.:
Areas de navegação:
Águas abrigadas – São áreas abrigadas: lagos, lagoas, baías, rios, canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações. Águas parcialmente abrigadas – São áreas onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré que dificultem moderadamente o tráfego de embarcações. Mar aberto - é a área do mar que não é de propriedade de nenhum país. Cada país com litoral “tem direito” a 200 milhas de mar (Plataforma continental). Então, o mar aberto seria o mar internacional. O termo MAR ABERTO também é utilizado para um local no mar onde não se tenha nenhuma proteção, ou seja, ilhas ou praias. Não necessariamente é utilizado apenas para 200 milhas mar a dentro.:
Arfada:
Balanço no sentido popa/proa.:
Arinque:
É o nome conferido ao cabo que se prende a uma boia na superfície d’água e, no fundo, a uma pequena âncora. Nome usual na pesca para localização de redes. Cabo amarrado a uma âncora e fixo numa boia, para safar a âncora se necessário.:
Armador:
É aquela pessoa que arma um navio, ou seja, aquela que trata de seu provimento e o explora comercialmente.:
Arqueação:
Número que expressa as medidas de volume dos espaços de uma embarcação.:
Arribação:
Ato de afastar a proa da direção do vento (em oposição a orçar).:
Arribada:
Entrada forçada em um porto.:
Arribar:
Afastar-se da linha do vento. Também entendido como desvio de rota em decorrência de tempestade. Este tipo de desvio é chamado de arribada forçada. Afastar a proa da direção do vento.:
Arrimar:
Acostar, aproximar-se até tocar o objetivo daquele que conduz a embarcação.:
Astrolábio:
Instrumento de navegação usado para medir o ângulo que o sol faz com o horizonte.:
Atesamento:
Ato de atesar, puxar o necessário uma adriça.:
Atracação:
Aproximar de um cais.:
Atracadouros:
Local de atracação de embarcações.:
Automático de Bomba de Porão:
Utilizado em conjunto com a bomba de porão. Quando a água atinge um determinado nível ele dispara o acionamento da bomba de porão, que drenará a água acumulada. :
Balanço:
Movimento oscilatório de uma embarcação.:
Baliza:
Boias e marcas que servem de referência à navegação.:
Bar:
Unidade de pressão que equivale a 100000 Pa (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101325 Pa. O plural do nome da unidade de pressão bar é bars (Ex.: 2 bars de pressão). 1 bar = 14,5 Psi.:
Barco:
Nome genérico dado às embarcações: barco de (a) vela, barco de (a) vapor, barco de passeio.:
Barlavento:
Lado de onde sopra o vento.:
Bartedouro:
Recipiente para esgotar água de uma embarcação.:
Bases de Charter:
São estruturas náuticas em que barcos de médio porte, principalmente veleiros, são colocados à disposição de turistas que queiram alugá-los, para vivenciar uma aventura náutica no destino escolhido. A depender da experiência do turista com a navegação, os pacotes preveem a possibilidade de alugar as embarcações com ou sem tripulação. Este tipo de aluguel, normalmente é feito para grupos fechados ou famílias. O período dos passeios varia, normalmente, entre um e quinze dias.:
Beaufort:
Escala que mede a potência dos ventos de 1 a 12. Criada por Sir Francis Beaufort (1774-1857), Almirante da Marinha Britânica, que durante longos anos prestou serviços como notável hidrógrafo.:
Boca:
Largura da embarcação, considerando-se, para tanto, sua parte mais larga transversalmente.:
Bochecha:
Parte da embarcação entre a proa e o través.:
Bojo:
Parte da carena, formada pelo fundo do navio e sua parte quase vertical.:
Bolina:
Navegar o mais próximo possível do vento.:
Bolinar:
Navegar à bolina, bolinar ou velejar de contra-vento é marear (ou seja, navegar) com vento afastado no máximo seis quartas da proa (± 45 graus). É uma técnica que consiste em ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável. As primeiras embarcações de que se têm notícia que utilizavam esta técnica com sucesso, foram as caravelas portuguesas, durante a Era dos Descobrimentos Marítimos.:
Bomba de Porão:
Sistema de bombeamento que elimina a água acumulada no casco proveniente de chuvas ou água que entra na embarcação ao navegar. As bombas de porão podem ser automáticas ou com o automático a parte. Estão disponíveis em 500GPH, 1100GPH, 1500 GPH e 2000GPH, entre outras. (GPH significa Galões por Hora e 1 galão corresponde a 3,7L):
Bomba de pressurização:
Utilizada no sistema de abastecimento de água. E normalmente instalada na casa de máquinas ou bagageiro de popa.:
Bombordo:
Lado esquerdo da embarcação.:
Borda:
Parte superior do costado.:
Borda Falsa:
Parapeito no convés, que visa a evitar a queda de pessoas na água.:
Borda Livre:
É a parte do casco que fica para fora da água, seria o oposto de calado.:
Bordejar:
Navegar virando de bordo com alguma frequência.:
Bordos:
São entendidos como as laterais da embarcação.:
Boreste ou Estibordo:
Lado direito da embarcação.:
Bote:
Geralmente o termo BOTE é empregado referindo-se a embarcação inflável de pequeno porte, utilizada em piscinas ou referindo-se a brinquedos infláveis destinados as crianças. Embarcação inflável profissional normalmente é chamada de: BARCO INFLÁVEL ou RIB.:
Bóia:
Objeto flutuante ou que permite a um objeto flutuar.:
Bóia de Arinque:
Instrumento que serve para assinalar o local onde se encontra a âncora.:
Bóia Salva-vidas:
Existem três classes de bóias salva-vidas: Classe I – Para navegação oceânica, em águas Brasileiras ou Internacionais. São utilizadas em embarcações de mar aberto e plataformas. Possuem fitas refletivas e cabo de polipropileno trançado, fixo em quatro pontos. Classe II – Para navegação em mar aberto, exclusivamente em águas brasileiras. Possuem fitas refletivas e cabo de polipropileno trançado, fixo em quatro pontos. Classe III – Para navegação em águas abrigadas. Possui cabo de polipropileno trançado, fixo em quatro pontos. As bóias salva-vidas deverão ter flutuabilidade tal que sirva de apoio para o náufrago, enquanto aguarda socorro. A bóia deverá possuir um cabo formando alças para facilitar o lançamento e para que a pessoa possa se segurar melhor. As bóias deverão estar dispostas tal que ninguém tenha que se deslocar mais de 12 metros para alcançá-la. As bóias deverão possuir retinidas flutuantes. Diâmetro Externo Classe I 700 mm Classe II 600 mm Classe II 500 mm Classe III 600 mm Classe III 500 mm:
Bravo:
Símbolo designado Bravo. Representado por uma bandeira farpada (galhardete), na cor vermelha. Significado: Operando cargas perigosas, afaste-se.:
Brisa:
Vento próximo da superfície do mar, a baixas altitudes.:
Bucim:
Peça por onde passa o eixo do motor para o exterior do navio. :
Cabeço:
Peça de ferro destinada a receber voltas de cabo para fixação de uma embarcação.:
Cabine:
Alojamento destinado ao comandante, oficiais ou passageiros de um barco. O mesmo que câmara.:
Cabo:
Toda Corda, utilizada nas embarcações. Obs: A expressão CORDA, não é utilizada no meio náutico o nome correto deste material a bordo é sempre CABO.:
Cabotagem:
Antigamente, o termo restringia-se à navegação costeira. Posteriormente, a cabotagem dividiu-se entre pequena e grande. A pequena cabotagem refere-se, ainda, à navegação costeira, e a grande cabotagem, à navegação de longo curso.:
Calado à meia-nau:
Distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da embarcação medida na secção da meia-nau, isto é, na metade do comprimento entre as perpendiculares dos pontos extremos da proa e popa.:
Calado Máximo:
Distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha da embarcação medida quando esta estiver com deslocamento em plena carga.:
Calado Médio:
Média aritmética dos calados medidos sobre as perpendiculares a vante e a ré.:
Calado Mínimo:
Distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa da quilha da embarcação medida quando esta estiver na condição de deslocamento mínimo.:
Calado Moldado:
Distância vertical entre a superfície da água – linha de flutuação ou linha-d’água – e a parte mais baixa da embarcação – a quilha ou então algum ponto mais baixo, como por exemplo, sensor do sonar na condição na qual é feita a medida. É a expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.:
Calafetagem:
Vedar as frestas do casco.:
Capotamento:
Ideia de se ver um barco voltado de quilha para cima.:
Caramanchão:
Denominação dada nos antigos iates ao espaço à popa, onde fica o timão ou roda de leme. É o local onde ficam os aparelhos de governo da embarcação e seu centro de comando. Equivale ao cockipt dos modernos iates de lazer.:
Carena:
A parte submersa de uma embarcação que fica.:
Carta de Marear:
Representação cartográfica de uma área náutica, podendo representar em conjunto as regiões costeiras.:
Carta Náutica:
Também conhecida como carta de marear, carta hidrográfica, ou plano hidrográfico é uma representação cartográfica de uma área náutica, podendo representar em conjunto as regiões costeiras adjacentes à área náutica. são os equivalentes marítimos dos mapas terrestres, e são as descendentes dos portulanos. Dependendo da escala, pode ter detalhes tanto do relevo da costa quanto do relevo aquático, além de outras informações, como edificações, vegetação, infra-estrutura da costa, etc. As cartas náuticas são divididas por localidade.:
Casario:
Estrutura de madeira ou metal que se ergue sobre o convés e abriga os tripulantes de um navio.:
Casco:
É o corpo de um barco sem mastros, velas, estais ou qualquer outro elemento que compõe uma embarcação:
Catamarã:
Palavra do idioma tâmil kattumaram = kattu (ligadura) + maram (pau) designa uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados “bananas”), com propulsão a vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. A sua origem é polinésia, e quando os navegadores europeus aí chegaram por mar, surpreenderam-se com a grande velocidade dos catamarãs.:
Caturrar:
Oscilação de uma embarcação no sentido popa-proa por efeito da ondulação.:
Cavernas:
Vigas transversais à quilha. Junto com as “Longitudinais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco).:
Charlie:
Símbolo designado Charlie. Representado por uma bandeira quadrada, com cinco faixas horizontais nas cores branca, azul e vermelha. Significado: Sim / Afirmativo.:
Chave Geral:
Permite ativar e desativar o fornecimento de energia com total segurança. A Chave geral pode ser para uma ou duas baterias.:
Chicote:
Extremidade de um cabo.:
Classificação das Embarcações:
Navegação Oceânica - Adequadas para navegar sem limite de área (Tipo 1):
Coberta:
Qualquer dos pavimentos que correm da proa à popa.:
Cocha:
Cada um dos ramos torcidos que formam um cabo.:
Cochim:
Entrelaçado de cabos com diversas aplicações, mesmo como decoração.:
Comprimento entre Perpendiculares:
No ambiente náutico, o comprimento entre perpendiculares, linha de água, linha d’água ou linha de flutuação consiste na linha que separa a parte submersa do casco de um navio (obras vivas) da sua parte fora d’água (obras mortas). A linha de água é definida pela interceção do plano de superfície da água calma com a superfície exterior do casco. Existem vários Comprimentos entre Perpendiculares correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação em plena carga:
Convés:
Parte superior do barco que fecha o casco. É o pavimento de uma embarcação. Pavimento da 1ª coberta.:
Coordenadas Geográficas:
Compõem o sistema de mapeamento da Terra e expressam qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra (360o). Existem pelo menos quatro modos de designar uma localização exata para qualquer ponto na superfície do globo terrestre. Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus (Norte ou Sul) e longitudes, que vão de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste). Para efeitos práticos, usa-se as siglas internacionais para os pontos cardeais: N=Norte, S=Sul, E=Leste, W=Oeste. Para as latitudes, o valor de cada unidade é bem definido, pois a metade do grande círculo tem 20.003,93km, dividindo este último por 180, conclui-se que um grau (°) equivale a 111,133km. Dividindo um grau por 60, toma-se que um minuto (’) equivale a 1.852,22m (valor praticamente idêntico ao da milha náutica). Dividindo um minuto por 60, tem-se que um segundo (”) equivale a 30,87m. Para as longitudes, há um valor específico para cada posição, que aumenta de 0 na Linha do Equador até aos Polos, onde está o seu valor máximo (90º de amplitude do ângulo).:
Costado:
Parte externa do casco de um barco, parte lateral e exterior de uma embarcação:
Costura de Mão:
É uma alça que resulta da dobra de um cabo, sendo que o chicote após a formação da alça é costurado no próprio cabo.:
Croque:
Vara com um gancho na extremidade para puxar cabos ou outros objetos para bordo.:
Cunho:
Peça de madeira ou metal onde se prendem escotas ou adriças:
Curso:
Direção tomada pela embarcação, através da marcação feita na bússola, pelo navegador:
Defensas:
Peças que são amarradas no cais ou na própria embarcação, nos lugares mais salientes do casco, permanentemente ou apenas na atracação, com a finalidade de protegê-los. :
Defletores:
São os vincos no casco. Eles têm a função de defletir o spray de água gerado na navegação para o lado esterno da mesma. Também ajudam na estabilidade do casco e amortecem o impacto das ondas, aumentando o desempenho da lancha, já que diminuem o arrasto. Também são conhecidos como spray rails e como chine.:
Defletores ou Refletores de Radar:
São dispositivos passivos que amplificam a identificação de uma embarcação na tela do radar de outra. O tipo mais comum é constituído por 3 superfícies metálicas planas dispostas ortogonalmente, como o da foto ao lado. Em más condições de intempérie, como chuva ou neblina, ou mesmo à noite, é de grande importância para a segurança da navegação, oferecendo visibilidade ao radar das embarcações navegando por perto. Um radar pode estar fora do alcance do bolso do proprietário de uma pequena embarcação de recreio, mas um refletor de radar, não.:
Delta:
Símbolo designado Delta. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas horizontais nas cores amarela, e uma azul no centro. Significado: Mantenha distância.:
Derrota:
Caminho seguido numa viagem por mar. :
Descochar:
Destorcer ou desfazer as cochas de um cabo. :
Deslocamento:
O deslocamento de uma embarcação corresponde à massa de água por si deslocada quando ao navegar, sendo geralmente expresso em toneladas. Este valor obtém-se através da multiplicação do volume imerso da embarcação pela densidade da água onde navega. Na prática, o deslocamento representa a massa da própria embarcação num determinado momento. :
Draga:
Tipo de embarcação própria para retirar material do fundo, especialmente no aprofundamento de canais de acesso a portos. :
Dreno:
O dreno é uma abertura feita normalmente na parte mais baixa do espelho de popa, para permitir a saída da água que eventualmente se acumulou no convés. Alguns possuem membranas internas para evitar a entrada de água do mar, só permitindo a passagem de água no sentido da saída. A grande maioria dos drenos possuem tampas com sistema anti-perda da mesma. :
Echo:
Símbolo designado Echo. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas horizontais, sendo uma azul e a outra vermelha. Significado: Estou virando a boreste.:
Embarcação:
Qualquer construção que se destina à navegação marítima, fluvial ou lacustre. A embarcação é um navio, barco ou qualquer flutuante destinado à navegação. No entanto, o termo aplica-se mais geralmente aos barcos de pequena tonelagem, destinados ao transporte de pessoal ou de material leve. As embarcações podem ser à remo, à vela, a motor ou a vapor e têm nomenclatura muito variável. Obs. Os Flexboat são conhecidos como embarcações pneumáticas ou Infláveis.:
Embarcações de Turismo:
Considera-se embarcação de turismo a construção inscrita na autoridade marítima, apta ao transporte de pessoas, que possua como finalidade a oferta de serviços turísticos, e os navios estrangeiros que operam mediante fretamento por agências de turismo brasileiras ou por armadores estrangeiros, com empresa cadastrada no Ministério do Turismo. As condições para prestação de serviços de turismo das embarcações de turismo observarão procedimento de inspeção técnica realizada por instituições credenciadas pelos órgãos competentes, conforme estabelecido no Decreto no 7.381, de 02 de dezembro de 2010. Em relação aos padrões de classificação em categorias de conforto e serviços dos veículos terrestres e embarcações de turismo serão estabelecidos em ato do Ministério do Turismo.:
Embarcações Tradicionais:
Embarcações tradicionais, algumas vezes chamadas barcos típicos, são as embarcações que foram desenvolvidas ou adaptadas às condições particulares de uma região ou tarefa. Geralmente construídas localmente, recorrendo aos meios e materiais existentes, tornaram-se parte integrante das economias locais e das culturas regionais. Atualmente, têm reconhecida a sua importância cultural, e são alvo de recuperação e reutilização em novas atividades. Uma das vertentes mais visíveis deste movimento de recuperação das embarcações tradicionais são os festivais náuticos a elas dedicados. :
Embotijar:
Cobrir completamente um cabo com um entrançado de fios. :
Encalhamento:
Deixar encalhar uma embarcação propositadamente. :
Encalhar:
Quando o casco se encontra com o fundo de um corpo aquático, de forma a imobilizar o barco, impedindo sua navegação. :
Epirb:
Sistema de localização em emergências. :
Escotilha:
Também conhecida como Gaiúta, é uma tampa no convés para a passagem de pessoas, carga, iluminação e/ou ventilação. :
Escovém:
Orifício de metal que une o acostado ao convés, de forma a passar a amarra da âncora. :
Espelho de Popa:
Parte extrema da popa no casco, onde são afixados os motores. :
Estações Náuticas:
São empresas de atividades e esportes náuticos que têm a finalidade de oferecer experiências completas de turismo náutico-recreativo aos visitantes. Geralmente são voltadas para a prática da atividade náutica ou esporte náutico que melhor se adapta ao local onde a estação está instalada. Trata-se de uma atividade econômica induzida, que se produz a partir de infraestrutura náutica, dos serviços de venda e aluguel de embarcações, manutenção e reparação de embarcações e equipamentos nos locais de ancoragem, além de promoverem grandes eventos náutico-esportivos. :
Falcaça:
É um trabalho feito para evitar que as pontas de cordas grossas ou cabos se desfiem. É feita com um barbante fino e, no final, as pontas do barbante não devem aparecer. Há várias maneiras de falcaçar um cabo. :
Farol:
Construção notável num ponto da costa para aviso e prevenção à navegação. :
Farolete:
É uma armação metálica para sinalização das vias navegáveis, tendo, em sua parte superior, uma luz cujo raio de alcance é inferior a 10 milhas náuticas. :
Fateixa:
Âncora com quatro braços ou garras. Geralmente usada por pescadores. :
Ferrar:
Termo também utilizado para designar o lançamento da âncora ao mar no intuito de fixar a embarcação. :
Flutuação:
Existem várias linhas de água correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação a plena carga, a correspondente ao navio completamente vazio é a flutuação leve e a correspondente ao navio em deslocamento normal é a flutuação normal. :
Flybridge:
Deck com comando superior numa embarcação. :
Forqueta:
Peça metálica com uma forquilha, onde se apoiam os remos de um barco. :
Foxtrot:
Símbolo designado Foxtrot. Representado por uma bandeira retangular, com um losango vermelho sobre um fundo branco.Significado: Estou avariado, comunique-se comigo.:
Fragata:
A fragata é um tipo de navio de guerra. O termo tem sido usado, ao longo dos séculos, para designar uma gama alargada de navios, com diferentes tamanhos e funções. No século XVIII, eram designadas fragatas os navios de guerra com três mastros de velas redondas, com comprimento semelhante ao das naus, mas menores, mais rápidos e com armamento mais ligeiro, usados em missões de escolta e de reconhecimento. As fragatas dispunham de uma única bateria coberta de canhões, em comparação com as duas ou mais baterias cobertas das naus. Na segunda metade do século XIX, algumas marinhas desenvolveram fragatas couraçadas, que se tornaram os mais poderosos navios de combate da época. No final daquele século, as fragatas couraçadas foram substituídas pelos cruzadores, desaparecendo o uso do termo “fragata”. O termo ressurgiu durante a Segunda Guerra Mundial para designar alguns navios de escolta oceânica, destinados a dar proteção antiaérea e antissubmarina a comboios navais.:
Fundeadouros:
Mesmo que ancoradouros. Locais onde as embarcações fundeiam, ancoram. :
Fundear:
Largar para o fundo uma âncora de modo que a embarcação fique segura. :
Gaiúta:
Também conhecida como Escotilha, é uma tampa no convés para a passagem de pessoas, carga, iluminação e/ou ventilação. :
Garrar:
Arrastar a âncora por este não segurar bem a embarcação. :
Gelcoat:
Camada mais externa do casco de um barco, geralmente branca, que tem a função de proteger e impermeabilizar a fibra de vidro. :
Golf:
Símbolo designado Golf. Representado por uma bandeira retangular, com seis faixas verticais, amarelas e azuis, alternadamente. Significado: Necessito de um piloto.:
Gorne:
Denominação dada à roldana de um moitão. :
GPS:
É uma sigla em inglês para designar “Global Positioning System”, traduzindo para o português, Sistema de Posicionamento Global. Esse tipo de sistema é erroneamente disseminado como um sistema de navegação. Foi criado nos Estados Unidos da América, por uma empresa chamada Rockwell e consiste basicamente em 28 satélites em órbita (chamados de constelação), transmitindo informações para os receptores. O objetivo desse equipamento é fornecer a localização exata de um ponto na superfície da Terra e hoje podemos ver diversas aplicações do mecanismo, entre eles: Sistemas de navegação (aéreo, marítimo, terrestre). Cada satélite GPS transmite dois sinais de rádio, sendo um para uso civil, divididos em código C/A, que é utilizado nos GPS de navegação e para posicionamento global, de frotas, etc.(menos preciso), e fase da portadora, no qual subdivide-se em L1 e L2, no qual é possível alcançar e obter valores de coordenadas mais precisos de todos, porém, é através de pós-processamento (pode-se chegar a precisões e acurácias centimétricas, é utilizado em trabalhos de cartografia e levantamentos topográficos e geodésicos).:
Guincho:
Aparelho manual ou dotado de motor, usado para soltar ou recolher a âncora. Também usado para movimentar equipamentos de cargas. :
Hastear:
Içar, arvorar, fazer subir (normalmente sinais). :
Hélice:
Instrumento de propulsão dos barcos a motor. :
Hotel:
Símbolo designado Hotel. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas verticais, uma branca e outra vermelha. Significado: Piloto a bordo.:
Iate:
Iate é uma embarcação a vela ou a motor, utilizada basicamente para lazer no mar, rios ou lagos. Atualmente existem desde barcos com confortos dignos de mansões, com luxo e sofisticação, aposentos divididos, cozinha, sanitários, ar-condicionado, até pequenas embarcações de lazer. :
Iatismo:
Desportos náuticos com barcos a remo, a vela ou a motor. :
India:
Símbolo designado India. Representado por uma bandeira retangular de fundo amarelo, com um círculo preto ao meio. Significado: Estou virando a bombordo.:
Inscrição:
Requisito necessário no Brasil para utilizar barcos de esporte e recreio. A inscrição pode ser feita nas capitanias, delegacias ou agências dos portos da circunscrição em que for domiciliado o proprietário do barco ou seu representante legal. Todas as embarcações devem ter na popa o seu número de inscrição e o porto de registro, e na proa ( bochecha de boreste e bombordo) o nome da embarcação.:
Isolador de Baterias:
É um dispositivo que possibilita que o alternador, ou outro tipo de fonte de corrente de carga, carregue duas ou mais baterias (ou bancos de baterias) isolando-as, não permitindo que haja o descarregamento indesejado de uma determinada bateria ou banco. Um dos exemplos de aplicação do isolador em embarcações é na função de permitir que o alternador privilegie a carga das baterias de partida do motor, assim as baterias auxiliares serão carregadas apenas quando as de partida estiverem a plena carga.:
Juliet:
Símbolo designado Juliet. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas azuis com uma faixa branca central. Significado: Incêndio a bordo, afaste-se. :
Jusante:
Vazante de mar ou lado da foz de um rio (em oposição a montante). :
Kilo:
Símbolo designado Kilo. Representado por uma bandeira retangular, dividida verticalmente numa faixa amarela e outra azul. Significado: Desejo me comunicar com vocês. :
Knot (Nó):
Um knot corresponde ao tempo utilizado para se percorrer 1 milha náutica(1852 metros). No meio náutico, knot é utilizado apenas como unidade de medida de velocidade de uma embarcação. Então, dizemos que a embarcação está navegando a “x” knots por hora. :
Lancha:
Lancha é um tipo de embarcação a motor, usada para lazer, pesca, para serviço de navios ou fiscalização. :
Lastro:
Material para aumentar o peso de uma embarcação. :
Leme:
Peça destinada ao governo de uma embarcação. :
Lima:
Símbolo designado Lima. Representado por uma bandeira retangular, dividida em quatro quadrados, sendo dois amarelos e dois pretos. Significado: Pare imediatamente.:
Linha d’água:
No ambiente náutico, a linha de água, linha d’água, linha de flutuação ou comprimento entre perpendiculares consiste na linha que separa a parte submersa do casco de um navio (obras vivas) da sua parte fora d’água (obras mortas). A linha de água é definida pela interceção do plano de superfície da água calma com a superfície exterior do casco. Existem várias linhas de água correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação em plena carga; a correspondente ao navio completamente vazio é a flutuação leve; e a correspondente ao navio em deslocamento normal é a flutuação normal. A principal linha de água que o arquiteto naval estabelece no desenho de linhas de um navio é designada “linha de água de projeto” ou “linha de água de traçado” (LAP ou DWL). Frequentemente, corresponde à linha de água quando o navio está a plena carga. Além disso, as linhas de água também variam de acordo com as várias imersões que o casco pode ter, conforme a época do ano e o oceano em que o navio se encontre. As várias imersões máximas nas diferentes condições são assinaladas no casco pelas marcas de Plimsoll. A linha de água de projeto, com o navio a plena carga, é assinalada pela utilização de cores diferentes no lado das obras vivas e no lado das obras mortas. :
Longarinas:
Vigas longitudinais paralelas à quilha. Junto com as “Cavernas” ou “Transversais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco). :
Luz de Alcançado:
É uma luz branca contínua posicionada na popa da embarcação e deveser avistada pela popa num setor de 135º.:
Luz de Cortesia:
Utilizada durante a noite para iluminar os degraus de uma escada e o convés. Instalada normalmente nas paredes do convés. :
Luz de mastro ou Luz de Top (motoração):
É uma luz branca contínua e deve ser avistada pela proa num setor de 225º.Uma embarcação impulsionada pelo motor deve exibir, além das luzes de bordo, a luz de motoração. :
Luzes de Navegação:
Também conhecidas como luzes de bordo, são luzes contínuas, sendo uma verde a boreste e uma encarnada (vermelha) a bombordo. Elas possuem como função evitar qualquer tipo de colisão. As luzes devem ser exibidas do pôr ao nascer do Sol e em períodos de visibilidade restrita. Durante estes períodos, não devem ser exibidas outras luzes que possam perturbar a identificação, por parte de outra embarcação. A luz de navegação verde e vermelha determina a preferência da embarcação. Se ao navegar você avistar a luz verde a preferência de passagem é sua. Se você avistar a luz vermelha a preferência é da outra embarcação. Seja qual for a embarcação, as luzes devem obedecer ao seguinte padrão de angulação: - A luz de boreste é verde e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a boreste. - A luz de bombordo é encarnada (vermelha) e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a bombordo. :
Manilha:
Peça de metal, dobrada em “u”, tendo um pino com rosca atravessado por entre suas duas extremidades. :
Manta:
Termo usado pelos pesquisadores, que significa cardume. :
Marcação:
Ângulo medido pela agulha de marear entre a direção de um objeto e o rumo do barco. :
Mareações:
Termo que designa as diferentes posições que toma um veleiro em relação à direção do vento.:
Marés:
Alterações do nível das águas do mar; Altura da maré – Estofo – Maré baixa – Maré enchente - Maré de quadratura – Preamar – Vazante, etc. :
Marina:
Uma marina é um pequeno centro portuário, usado primariamente por embarcações privadas e barcos recreacionais. Normalmente possui corredores primários e secundários, permitindo acesso a todas as embarcações atracadas. Muitas vezes oferece serviços como lavagem, venda de combustível e manutenção. :
Meia-nau:
É a parte do casco localizada no centro do comprimento da embarcação. é um referencial de uma região da embarcação que se situa entre a proa e a popa. O espaço compreendido entre a proa e a meia-nau é chamado corpo-de-vante, e a parte situada entre a meia-nau e a popa é chamado de corpo-de-ré.:
Mestre:
Significa comandante de um barco. A palavra deriva do magister navis da Roma antiga. No Brasil, as palavras mestre e capitão já significaram a mesma coisa. Porém, com o tempo, mestre ficou sendo o capitão de navios de pequena cabotagem e a palavra capitão para os que comandavam navios de longo curso. :
Mike:
Símbolo designado Mike. Representado por uma bandeira retangular, de fundo azul cortada por uma cruz na diagonal de faixas brancas. Significado: Disponho de um médico a bordo:
Milha Náutica:
É a unidade de medida de distância utilizada na navegação. Uma milha náutica corresponde a 1 minuto da circunferência terrestre na altura da Linha do Equador, ou seja, se pegarmos a circunferência da Terra e dividirmos por 360°, e dividirmos o resultado por 60 minutos, teremos o valor de 1852 metros, que corresponde a uma milha náutica (internacionalmente conhecida como 1 NM). Normalmente utilizamos a expressão “milha náutica” para indicar a distância de um ponto a outro, como a distância de uma embarcação até uma ilha. :
Milha Terrestre:
É a unidade de medida de distância utilizada nos Estados Unidos. (1609 metros) ATENÇÃO: Devemos ficar atentos pois a maioria dos velocímetros são fabricados nos Estados Unidos e portanto vem expresso em Milhas. Assim devemos ter cuidado em não confundir MILHAS com KNOTs. Exemplo: 10 Milhas no velocímetro equivalem a 16,9 Km/Hora que em Knots representará 8,6 Knots. :
Molinete:
Aparelho de força com manivela para ajudar a caçar cabos. :
Monocasco:
O monocasco é um tipo de embarcação que apresenta um casco único. As embarcações com dois cascos chamam-se catamarã, e o de três cascos, trimarã. Esta designação também é aplicada aos petroleiros com uma única barreira de separação entre os tanques de óleo e o mar. Esses petroleiros são muito criticados devido à sua fragilidade e que poderão causar inúmeros derrames no mar. :
Montante:
Parte do rio para o lado da nascente (em oposição a jusante). :
Mordedor:
Aparelho que pode impedir um cabo de correr. :
Nadir:
Ponto onde a vertical que passa por um lugar na Terra encontra a esfera celeste no lado oposto ao zênite. :
Nau:
Após o período dos descobrimentos, surgiu a necessidade de embarcações maiores para o transporte de cargas, como o pau-brasil, açúcar, metais preciosos e escravos. Assim, chegavam ao litoral brasileiro as naus, com porte médio de 1000 toneladas. Possuíam quatro mastros e velas redondas. Arrendodado também era seu casco, tanto acima como abaixo da linha d’ água. Havia casario para mantimentos e cargas, na popa, e para a tripulação, na proa.:
Nauta:
Navegador, marinheiro. :
Navegação:
Conjunto de procedimentos que permitem a condução segura de uma embarcação de um ponto a outro da superfície terrestre. :
Navegar:
à bolina – Navegar num ângulo apertado com a direção do vento; à falsa amura – Quando navegando à popa, a retranca da vela grande vai na mesma amura em que o barco recebe o vento; à popa – A favor do vento; contravento – O mesmo que à bolina; de borboleta – Quando navega à popa, utilizando as duas velas com amuras opostas. :
Náutica:
Arte ou ciência de navegar. A ciência da navegação depende de uma série de conhecimentos físicos e astronômicos. O desenvolvimento da náutica depende da evolução das ciências. Por outro lado, porém, a necessidade de melhorar os processos náuticos constitui verdadeiro estímulo à pesquisa nesses campos. A náutica divide-se, essencialmente, em estudo dos navios considerados estaticamente e manobra naval, ou estudo do comportamento dinâmico dos navios. :
November:
Símbolo designado November. Representado por uma bandeira retangular, dividida em 16 pequenos quadrados de cores alternadas (oito brancas e oito azuis). Significado: Não / Negativo.:
Nó (knot):
Um knot corresponde ao tempo utilizado para se percorrer 1 milha náutica(1852 metros). No meio náutico, knot é utilizado apenas como unidade de medida de velocidade de uma embarcação. Então, dizemos que a embarcação está navegando a “x” knots por hora.:
Obras Mortas:
Parte do casco de uma embarcação que não está submersa. :
Olhal:
Abertura, como um anel costurado em uma vela ou lona, por onde passam cabos. :
Oscar:
Símbolo designado Oscar. Representado por uma bandeira retangular, dividida em dois triângulos retângulos, um amarelo e outro vermelho. Significado: Homem ao mar.:
Pairar:
Navegar muito lentamente. :
Papa:
Símbolo designado Papa. Representado por uma bandeira retangular azul, com um pequeno retângulo branco ao centro. Significado: Embarcação pronta para sair ao mar.:
Peia:
Cabos que servem para prender (pear) quaisquer objetos de bordo, evitando que se desloquem com o balanço. :
Pernada:
Um dos cordões de um cabo. :
Pé:
Unidade de medida linear anglo-saxônica equivalente a 12 polegadas ou a 30,479 centímetros. :
Piano:
Aparelho múltiplo que impede um conjunto de cabos de correr. Permite um esforço maior que um mordedouro. :
Pinha:
Espécie de cabeça de cordões entrelaçados nos chicotes para decoração ou fazer peso (nesse caso, é usada como arremesso). :
Planeio:
Ato ou efeito de o barco deslizar à flor d’água em alta velocidade. Esse movimento está ligado ao perfil do casco e ao seu atrito com o ar e a água. A velocidade mínima necessária para o planeio de uma embarcação varia de acordo com diversos fatores: tamanho do casco, formato, peso, motorização, passo e diâmetro do hélice. :
Poço:
Numa embarcação de recreio, o desnível no convés onde habitualmente se comanda o barco. :
Poleame:
Conjunto de peças destinadas à passagem de cabos. :
Polegada:
Unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. :
Polia:
Peça para transferir força e movimento. :
Pontal:
É a medida vertical entre a parte mais alta da proa e a parte mais baixa da quilha. No caso do inflável o pontal é medido na proa, da parte mais alta até a quilha. :
Ponte:
Compartimento de um navio a partir do qual o mesmo é comandado. :
Popa:
Parte à ré da embarcação. :
Porão:
Nome dado a espaços de grandes dimensões que se abrem no convés e vão até o fundo do casco. Local destinado ao depósito da carga. Prancha Inclinar-se para fora da embarcação. :
Prancha:
Inclinar-se para fora da embarcação. :
Proa:
Parte à vante da embarcação. :
Proeiro:
Significa tripulante. Denominação mais usualmente conferida àqueles que tripulam barcos de pesca artesanal. :
Psi:
Psi (pound force per square inch) ou libra força por polegada quadrada, é a resultante de uma força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada. Esta unidade de medida de pressão ainda é utilizada pela indústria inglesa/americana, apesar de estar sendo gradativamente sendo substituída pelo Pa (Pascal) e pelo bar visto que o PSI é baseado na unidade libra do arcaico Sistema Inglês. 1 Psi = 0.068948 bar. :
Quadrante:
Os quadrantes usados em astronomia apresentavam, em geral, outros órgãos acessórios com escalas que davam as tangentes de certos ângulos, linhas horárias e, por vezes, também, a partir do século XIII, um cursor que se deslocava ao longo da escala de alturas e resolvia certos problemas astronômicos. Tinha como finalidade tomar a altura dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades, marcadas com o ângulo reto, possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio de prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro. O quadrante permitia determinar a latitude (onde a embarcação se encontrava), cujo cálculo se baseava na altura da Estrela Polar ou a altura de um astro qualquer ao cruzar o meridiano do local. :
Quebec:
Símbolo designado Quebec. Representado por uma bandeira retangular amarela. Significado: Sem problema de saúde.:
Quilha:
É a parte mais baixa do casco da embarcação, que se estende de forma geral da proa à popa na parte inferior da navegação, servindo de junção das laterais do casco e para o reforço do fundo. :
Radar:
É um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias por ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto. O radar é composto por uma antena transmissora e receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF). A transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais. Como sabe-se a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação.:
Raia:
Local de um corpo aquático onde se desenvolvem competições de barcos de recreio. :
Rebocador:
Um rebocador é um barco projetado para empurrar, puxar e rebocar barcaças ou navios em manobras delicadas como atracação e desatracação. Rebocadores são caracterizados por ter pequeno porte, motores potentes e alta capacidade de manobra. :
Refrega:
Rajada de vento fraca, quase sempre acompanhada de mudança na direção do vento. :
Ré:
Parte de trás de uma embarcação. O mesmo que popa. :
RIB:
Rigid Inflatable Boat, o termo RIB significa que a embarcação inflável tem uma parte Rígida (geralmente o casco em fibra) e outra parte pneumática (Tubo inflável). No Brasil utiliza-se com frequência o termo SR (Semi Rígido) que tem o mesmo significado da expressão RIB utilizada internacionalmente. :
Roda de Leme:
Roda, volante para manobrar o leme de uma embarcação. :
Roda de Proa:
Parte que forma o prolongamento da quilha na proa e serve de fecho à ossatura do navio, e a sua forma varia de acordo com o tipo de barco. :
Romeo:
Símbolo designado Romeo. Representado por uma bandeira retangular vermelha, cortada por uma cruz vertical na cor amarela. Significado: Seguir no percurso, mas no sentido inverso. :
Rosa dos Ventos:
Figura que representa as quatro direções fundamentais e suas intermediárias. :
Rota:
Uma direção, um trajeto. :
Rumo :
Ângulo entre uma dada direção e uma direção de referência. :
Sapatilha:
Peça para reforçar a alça de um cabo. :
Sextante:
Instrumento de navegação para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro e a linha horizontal. :
Sierra:
Símbolo designado Sierra. Representado por uma bandeira retangular branca, com um retângulo azul ao centro. Significado: Estou dando ré. Letra também usad para representar o ponto cardeal “Sul”.:
Singradura:
Caminho percorrido num único rumo. :
Socar:
Apertar com força um nó ou uma volta de cabo. :
Sonar:
É a sigla que traduzida significa “navegação e determinação da distância pelo som”. É um instrumento auxiliar da navegação marítima. Este sistema inicialmente era empregado na localização de submarinos (em guerras), mas hoje em dia é também usado no estudo e pesquisa dos oceanos (determinação de profundidades ou de depressões) e na pesca, para a localização de cardumes. O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nas embarcações, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é captado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som, fazendo cálculos e assim determinando a distância e a velocidade do objeto. O sonar é muito utilizado para orientar a navegação, obter o perfil da placa marítima, revelar a presença de cardumes, etc. Na água, consegue-se uma precisão muito maior do que no ar, uma vez que a velocidade de propagação do som na água é muito maior, podendo chegar a até 1498m/s, enquanto que no ar a velocidade é inferior. O sonar vem integrado em alguns modelos de Fishfinder e GPS. :
Sonda ou Fishfinder:
São aparelhos que através do envio de um sinal de ultra-som para o fundo da água e pelo seu eco, captam as formas submersas existentes. O sinal em ultra-som é enviado por uma peça conhecida como sensor ou transducer. Esta peça fica presa ao fundo ou à popa do barco, e seu sinal tem o formato de um cone, que é mais forte no centro do cone e vai enfraquecendo à medida que se abre. Após atingir o fundo, o sinal retorna ao transducer trazendo as informações do fundo. O aparelho identifica os objetos suspensos entre o fundo e a superfície, mostrando o seu tamanho e profundidade. Na maioria das vezes estes objetos são na realidade peixes. As principais características de uma boa sonda são: - Resolução de (ecrã): O mínimo aceitável é um ecrã com resolução de 100 pixels verticais (100 pontos de cima para baixo); - Simplicidade de operação e instalação; - Identificação de peixes; - Alarmes: os alarmes podem ser ajustados para dispararem com a presença de peixes ou por segurança, como no caso de passarmos por um local raso demais; - Zoom : esta função fornece uma visão ampliada do fundo, dando maiores detalhes das estruturas; - Identificação da qualidade do fundo: alguns modelos mais sofisticados identificam o tipo de fundo pela sua dureza – lama, areia, cascalho, pedra, etc. Com o tempo essa informação se torna extremamente útil para o pescador; - Temperatura e velocidade: as sondas mais sofisticadas terão, ainda, sensores de velocidade, temperatura e distância percorrida acoplados ao equipamento; - Outras funções: os sensores de busca lateral, como o sidedview, buscam os peixes lateralmente, além de para baixo. Funções como a Windows permitem que o usuário configure o ecrã do equipamento para apresentar somente as informações que este deseja; Independente do modelo utilizado e das funções disponíveis, o usuário da sonda logo verá o aumento de produtividade de sua pescaria ao reduzir o tempo gasto em áreas não piscosas, ao encontrar logo os melhores pontos em um pesqueiro novo, ou ao passar sobre uma nova laje que ele jamais imaginou que existisse e que talvez nunca tenha visto um pescador. De qualquer modo, o pescador estará encontrando mais peixe do que nunca, e logo fará da sonda uma inseparável companheira de aventuras, histórias e lazer.:
SOS:
Sinal de emergência. Quando enviado em Código Morse, consiste em três pontos (correspondente à letra S), três traços (correspondentes à letra O) e novamente três pontos (• • • – – – • • •) — oralmente diz-se “dit dit dit dah dah dah dit dit dit”. No uso popular, SOS foi associado a frases como “Save Our Seamen” (“Salve nossos marinheiros”), “Save Our Ship” (“Salve nosso Navio”), “Survivors On Shore” (“Sobreviventes na costa”) ou “Save Our Souls” (“Salve nossas almas”). Essas frases, no entanto, surgiram depois, como forma de ajudar a lembrar as letras corretamente (um retro-acrônimo). Sendo um código, as letras de SOS não têm um significado por si mesmas. :
Sotavento:
Lado para onde sopra o vento. :
Superestrutura:
Qualquer construção acima do convés. :
Suspender:
Levantar a âncora, trazendo-a acima. :
Tango:
Símbolo designado Tango. Representado por uma bandeira retangular, com três faixas verticais nas cores vermelho, branco e azul. Significado: Mantenha-se afastado.:
Timoneiro:
Tripulante que se ocupa do leme. :
Tipos de Deslocamento:
Existem várias medidas de deslocamento correspondentes aos vários estados de carga do navio. O deslocamento leve ou deslocamento mínimo consiste na massa total do navio, excluindo a carga, o combustível, água e a tripulação. O deslocamento carregado, deslocamento em plena carga ou deslocamento máximo é equivalente ao deslocamento leve acrescido da massa total da capacidade máxima de transporte de um navio em termos de carga, passageiros, combustível, aguada, consumíveis, tripulação e todos os restantes itens necessários para uma viagem. O deslocamento normal corresponde ao deslocamento carregado mas sem a massa correspondente a metade das dotações de combustível e de água. :
Tralha:
Parte da rede de pesca onde a malha é costurada a uma corda contínua. :
Transversais:
Vigas transversais (perpendiculares) à quilha. Junto com as “Longitudinais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco). :
Través:
Cada um dos lados de uma embarcação. :
Trimarã:
É a designação dada a uma embarcação com três cascos: dois cascos mais finos situados de um lado e de outro de um casco central. A disposição elevada dos cascos laterais implica que o barco está sempre inclinado para bombordo ou estibordo. Esta característica permite-lhe atingir velocidades ainda superiores às do catamarã e essa é a razão porque são muito apreciados nas regatas. São muito rápidos, especialmente na bolina e com ventos fracos ou médios, em razão da pouca superfície imersa. :
Unha:
Extremo da pata da âncora. :
Unhar:
A ação de uma unha de âncora a enterrar-se no fundo. :
Uniforma:
Símbolo designado Uniforma. Representado por uma bandeira retangular dividida em quatro retângulos, com brancos e dois vermelhos. Significado: Você está indo em direção ao perigo. :
Vante:
Zona da frente de uma embarcação. O mesmo que proa. :
Vapor:
Embarcação propelida por um motor a vapor que aciona rodas de água (um conjunto de pás) montadas inicialmente à meia-nau, na lateral (bombordo e boreste) e depois na popa. São tipicamente caracterizados por possuírem grandes chaminés. A invenção do motor a vapor, por James Watt, propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, sonho esse realizado por Robert Fulton com o Clermont, em 1807. Embora a roda de pás tivesse evoluído para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor, dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo, como os típicos steamboats do Rio Mississipi ou como são conhecidos no Brasil as gaiolas do Rio São Francisco e Rio Amazonas. :
Velocímetro:
É um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento. Na embarcação o Velocímetro é um relógio que acompanha o motor e faz a marcação das milhas por hora. :
Verdugo:
Régua de madeira ou de outro material em volta do casco para protegê-lo. :
Victor:
Símbolo designado Victor. Representado por uma bandeira retangular branca, com a sobreposição de uma cruz vermelha na diagonal. Significado: Necessito auxílio.:
Vigia:
Janela para a ventilação e iluminação. :
Viração:
Vento ou brisa do mar brando que sopra periodicamente do mar para a terra. :
Virar de Bordo:
Fazer passar as velas de um bordo a outro. Virar por davante – Virar de bordo com o vento pela proa. Virar em roda – Virar de bordo com o vento pela popa. :
Whiskey:
Símbolo designado Whiskey. Representado por uma bandeira retangular, com três retângulos concêntricos nas cores azul, branco e vermelho, respectivamente, a partir do maior. Significado: Necessito auxílio médico.:
X-ray:
Símbolo designado X-ray. Representado por uma bandeira retangular branca, com a sobreposição de uma cruz azul. Significado: Pare e aguarde os meus sinais.:
Yankee:
Símbolo designado Yankee. Representado por uma bandeira retangular, com faixas diagonais nas cores amarelo e vermelho, alternadamente. Significado: Estou recolhendo a âncora.:
Zarpar:
Levantar âncora para partir ou com o sentido de deixar o porto. :
Zênite:
Ponto, em qualquer lugar da Terra, onde a vertical prolongada acima do observador vai, aparentemente, encontrar a esfera celeste. :
Zulif:
Símbolo designado Zulif. Representado por uma bandeira retangular, dividida em quatro triângulos, de cores preta, amarela, azul e vermelha. Significado: Necessito de rebocador. :