Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 7 termos na lista iniciando com a letra T
Tango
Símbolo designado Tango. Representado por uma bandeira retangular, com três faixas verticais nas cores vermelho, branco e azul. Significado: Mantenha-se afastado.
Timoneiro
Tripulante que se ocupa do leme.
Tipos de Deslocamento
Existem várias medidas de deslocamento correspondentes aos vários estados de carga do navio. O deslocamento leve ou deslocamento mínimo consiste na massa total do navio, excluindo a carga, o combustível, água e a tripulação. O deslocamento carregado, deslocamento em plena carga ou deslocamento máximo é equivalente ao deslocamento leve acrescido da massa total da capacidade máxima de transporte de um navio em termos de carga, passageiros, combustível, aguada, consumíveis, tripulação e todos os restantes itens necessários para uma viagem. O deslocamento normal corresponde ao deslocamento carregado mas sem a massa correspondente a metade das dotações de combustível e de água.
Tralha
Parte da rede de pesca onde a malha é costurada a uma corda contínua.
Transversais
Vigas transversais (perpendiculares) à quilha. Junto com as “Longitudinais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco).
Través
Cada um dos lados de uma embarcação.
Trimarã
É a designação dada a uma embarcação com três cascos: dois cascos mais finos situados de um lado e de outro de um casco central. A disposição elevada dos cascos laterais implica que o barco está sempre inclinado para bombordo ou estibordo. Esta característica permite-lhe atingir velocidades ainda superiores às do catamarã e essa é a razão porque são muito apreciados nas regatas. São muito rápidos, especialmente na bolina e com ventos fracos ou médios, em razão da pouca superfície imersa.