Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 11 termos na lista iniciando com a letra S
Sapatilha
Peça para reforçar a alça de um cabo.
Sextante
Instrumento de navegação para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro e a linha horizontal.
Sierra
Símbolo designado Sierra. Representado por uma bandeira retangular branca, com um retângulo azul ao centro. Significado: Estou dando ré. Letra também usad para representar o ponto cardeal “Sul”.
Singradura
Caminho percorrido num único rumo.
Socar
Apertar com força um nó ou uma volta de cabo.
Sonar
É a sigla que traduzida significa “navegação e determinação da distância pelo som”. É um instrumento auxiliar da navegação marítima. Este sistema inicialmente era empregado na localização de submarinos (em guerras), mas hoje em dia é também usado no estudo e pesquisa dos oceanos (determinação de profundidades ou de depressões) e na pesca, para a localização de cardumes. O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nas embarcações, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é captado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som, fazendo cálculos e assim determinando a distância e a velocidade do objeto. O sonar é muito utilizado para orientar a navegação, obter o perfil da placa marítima, revelar a presença de cardumes, etc. Na água, consegue-se uma precisão muito maior do que no ar, uma vez que a velocidade de propagação do som na água é muito maior, podendo chegar a até 1498m/s, enquanto que no ar a velocidade é inferior. O sonar vem integrado em alguns modelos de Fishfinder e GPS.
Sonda ou Fishfinder
São aparelhos que através do envio de um sinal de ultra-som para o fundo da água e pelo seu eco, captam as formas submersas existentes. O sinal em ultra-som é enviado por uma peça conhecida como sensor ou transducer. Esta peça fica presa ao fundo ou à popa do barco, e seu sinal tem o formato de um cone, que é mais forte no centro do cone e vai enfraquecendo à medida que se abre. Após atingir o fundo, o sinal retorna ao transducer trazendo as informações do fundo. O aparelho identifica os objetos suspensos entre o fundo e a superfície, mostrando o seu tamanho e profundidade. Na maioria das vezes estes objetos são na realidade peixes. As principais características de uma boa sonda são: - Resolução de (ecrã): O mínimo aceitável é um ecrã com resolução de 100 pixels verticais (100 pontos de cima para baixo); - Simplicidade de operação e instalação; - Identificação de peixes; - Alarmes: os alarmes podem ser ajustados para dispararem com a presença de peixes ou por segurança, como no caso de passarmos por um local raso demais; - Zoom : esta função fornece uma visão ampliada do fundo, dando maiores detalhes das estruturas; - Identificação da qualidade do fundo: alguns modelos mais sofisticados identificam o tipo de fundo pela sua dureza – lama, areia, cascalho, pedra, etc. Com o tempo essa informação se torna extremamente útil para o pescador; - Temperatura e velocidade: as sondas mais sofisticadas terão, ainda, sensores de velocidade, temperatura e distância percorrida acoplados ao equipamento; - Outras funções: os sensores de busca lateral, como o sidedview, buscam os peixes lateralmente, além de para baixo. Funções como a Windows permitem que o usuário configure o ecrã do equipamento para apresentar somente as informações que este deseja; Independente do modelo utilizado e das funções disponíveis, o usuário da sonda logo verá o aumento de produtividade de sua pescaria ao reduzir o tempo gasto em áreas não piscosas, ao encontrar logo os melhores pontos em um pesqueiro novo, ou ao passar sobre uma nova laje que ele jamais imaginou que existisse e que talvez nunca tenha visto um pescador. De qualquer modo, o pescador estará encontrando mais peixe do que nunca, e logo fará da sonda uma inseparável companheira de aventuras, histórias e lazer.
SOS
Sinal de emergência. Quando enviado em Código Morse, consiste em três pontos (correspondente à letra S), três traços (correspondentes à letra O) e novamente três pontos (• • • – – – • • •) — oralmente diz-se “dit dit dit dah dah dah dit dit dit”. No uso popular, SOS foi associado a frases como “Save Our Seamen” (“Salve nossos marinheiros”), “Save Our Ship” (“Salve nosso Navio”), “Survivors On Shore” (“Sobreviventes na costa”) ou “Save Our Souls” (“Salve nossas almas”). Essas frases, no entanto, surgiram depois, como forma de ajudar a lembrar as letras corretamente (um retro-acrônimo). Sendo um código, as letras de SOS não têm um significado por si mesmas.
Sotavento
Lado para onde sopra o vento.
Superestrutura
Qualquer construção acima do convés.
Suspender
Levantar a âncora, trazendo-a acima.