Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 8 termos na lista iniciando com a letra N
Nadir
Ponto onde a vertical que passa por um lugar na Terra encontra a esfera celeste no lado oposto ao zênite.
Nau
Após o período dos descobrimentos, surgiu a necessidade de embarcações maiores para o transporte de cargas, como o pau-brasil, açúcar, metais preciosos e escravos. Assim, chegavam ao litoral brasileiro as naus, com porte médio de 1000 toneladas. Possuíam quatro mastros e velas redondas. Arrendodado também era seu casco, tanto acima como abaixo da linha d’ água. Havia casario para mantimentos e cargas, na popa, e para a tripulação, na proa.
Nauta
Navegador, marinheiro.
Náutica
Arte ou ciência de navegar. A ciência da navegação depende de uma série de conhecimentos físicos e astronômicos. O desenvolvimento da náutica depende da evolução das ciências. Por outro lado, porém, a necessidade de melhorar os processos náuticos constitui verdadeiro estímulo à pesquisa nesses campos. A náutica divide-se, essencialmente, em estudo dos navios considerados estaticamente e manobra naval, ou estudo do comportamento dinâmico dos navios.
Navegação
Conjunto de procedimentos que permitem a condução segura de uma embarcação de um ponto a outro da superfície terrestre.
Navegar
à bolina – Navegar num ângulo apertado com a direção do vento; à falsa amura – Quando navegando à popa, a retranca da vela grande vai na mesma amura em que o barco recebe o vento; à popa – A favor do vento; contravento – O mesmo que à bolina; de borboleta – Quando navega à popa, utilizando as duas velas com amuras opostas.
Nó (knot)
Um knot corresponde ao tempo utilizado para se percorrer 1 milha náutica(1852 metros). No meio náutico, knot é utilizado apenas como unidade de medida de velocidade de uma embarcação. Então, dizemos que a embarcação está navegando a “x” knots por hora.
November
Símbolo designado November. Representado por uma bandeira retangular, dividida em 16 pequenos quadrados de cores alternadas (oito brancas e oito azuis). Significado: Não / Negativo.