Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 15 termos na lista iniciando com a letra M
Manilha
Peça de metal, dobrada em “u”, tendo um pino com rosca atravessado por entre suas duas extremidades.
Manta
Termo usado pelos pesquisadores, que significa cardume.
Marcação
Ângulo medido pela agulha de marear entre a direção de um objeto e o rumo do barco.
Mareações
Termo que designa as diferentes posições que toma um veleiro em relação à direção do vento.
Marés
Alterações do nível das águas do mar; Altura da maré – Estofo – Maré baixa – Maré enchente - Maré de quadratura – Preamar – Vazante, etc.
Marina
Uma marina é um pequeno centro portuário, usado primariamente por embarcações privadas e barcos recreacionais. Normalmente possui corredores primários e secundários, permitindo acesso a todas as embarcações atracadas. Muitas vezes oferece serviços como lavagem, venda de combustível e manutenção.
Meia-nau
É a parte do casco localizada no centro do comprimento da embarcação. é um referencial de uma região da embarcação que se situa entre a proa e a popa. O espaço compreendido entre a proa e a meia-nau é chamado corpo-de-vante, e a parte situada entre a meia-nau e a popa é chamado de corpo-de-ré.
Mestre
Significa comandante de um barco. A palavra deriva do magister navis da Roma antiga. No Brasil, as palavras mestre e capitão já significaram a mesma coisa. Porém, com o tempo, mestre ficou sendo o capitão de navios de pequena cabotagem e a palavra capitão para os que comandavam navios de longo curso.
Mike
Símbolo designado Mike. Representado por uma bandeira retangular, de fundo azul cortada por uma cruz na diagonal de faixas brancas. Significado: Disponho de um médico a bordo
Milha Náutica
É a unidade de medida de distância utilizada na navegação. Uma milha náutica corresponde a 1 minuto da circunferência terrestre na altura da Linha do Equador, ou seja, se pegarmos a circunferência da Terra e dividirmos por 360°, e dividirmos o resultado por 60 minutos, teremos o valor de 1852 metros, que corresponde a uma milha náutica (internacionalmente conhecida como 1 NM). Normalmente utilizamos a expressão “milha náutica” para indicar a distância de um ponto a outro, como a distância de uma embarcação até uma ilha.
Milha Terrestre
É a unidade de medida de distância utilizada nos Estados Unidos. (1609 metros) ATENÇÃO: Devemos ficar atentos pois a maioria dos velocímetros são fabricados nos Estados Unidos e portanto vem expresso em Milhas. Assim devemos ter cuidado em não confundir MILHAS com KNOTs. Exemplo: 10 Milhas no velocímetro equivalem a 16,9 Km/Hora que em Knots representará 8,6 Knots.
Molinete
Aparelho de força com manivela para ajudar a caçar cabos.
Monocasco
O monocasco é um tipo de embarcação que apresenta um casco único. As embarcações com dois cascos chamam-se catamarã, e o de três cascos, trimarã. Esta designação também é aplicada aos petroleiros com uma única barreira de separação entre os tanques de óleo e o mar. Esses petroleiros são muito criticados devido à sua fragilidade e que poderão causar inúmeros derrames no mar.
Montante
Parte do rio para o lado da nascente (em oposição a jusante).
Mordedor
Aparelho que pode impedir um cabo de correr.