Termos Técnicos

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Termos Técnicos

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Existem 10 termos na lista iniciando com a letra L
Lancha
Lancha é um tipo de embarcação a motor, usada para lazer, pesca, para serviço de navios ou fiscalização.
Lastro
Material para aumentar o peso de uma embarcação.
Leme
Peça destinada ao governo de uma embarcação.
Lima
Símbolo designado Lima. Representado por uma bandeira retangular, dividida em quatro quadrados, sendo dois amarelos e dois pretos. Significado: Pare imediatamente.
Linha d’água
No ambiente náutico, a linha de água, linha d’água, linha de flutuação ou comprimento entre perpendiculares consiste na linha que separa a parte submersa do casco de um navio (obras vivas) da sua parte fora d’água (obras mortas). A linha de água é definida pela interceção do plano de superfície da água calma com a superfície exterior do casco. Existem várias linhas de água correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação em plena carga; a correspondente ao navio completamente vazio é a flutuação leve; e a correspondente ao navio em deslocamento normal é a flutuação normal. A principal linha de água que o arquiteto naval estabelece no desenho de linhas de um navio é designada “linha de água de projeto” ou “linha de água de traçado” (LAP ou DWL). Frequentemente, corresponde à linha de água quando o navio está a plena carga. Além disso, as linhas de água também variam de acordo com as várias imersões que o casco pode ter, conforme a época do ano e o oceano em que o navio se encontre. As várias imersões máximas nas diferentes condições são assinaladas no casco pelas marcas de Plimsoll. A linha de água de projeto, com o navio a plena carga, é assinalada pela utilização de cores diferentes no lado das obras vivas e no lado das obras mortas.
Longarinas
Vigas longitudinais paralelas à quilha. Junto com as “Cavernas” ou “Transversais”, formam o chassi (também conhecido por “Aranha” ou apenas como as “Estruturas” do barco).
Luz de Alcançado
É uma luz branca contínua posicionada na popa da embarcação e deveser avistada pela popa num setor de 135º.
Luz de Cortesia
Utilizada durante a noite para iluminar os degraus de uma escada e o convés. Instalada normalmente nas paredes do convés.
Luz de mastro ou Luz de Top (motoração)
É uma luz branca contínua e deve ser avistada pela proa num setor de 225º.Uma embarcação impulsionada pelo motor deve exibir, além das luzes de bordo, a luz de motoração.
Luzes de Navegação
Também conhecidas como luzes de bordo, são luzes contínuas, sendo uma verde a boreste e uma encarnada (vermelha) a bombordo. Elas possuem como função evitar qualquer tipo de colisão. As luzes devem ser exibidas do pôr ao nascer do Sol e em períodos de visibilidade restrita. Durante estes períodos, não devem ser exibidas outras luzes que possam perturbar a identificação, por parte de outra embarcação. A luz de navegação verde e vermelha determina a preferência da embarcação. Se ao navegar você avistar a luz verde a preferência de passagem é sua. Se você avistar a luz vermelha a preferência é da outra embarcação. Seja qual for a embarcação, as luzes devem obedecer ao seguinte padrão de angulação: - A luz de boreste é verde e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a boreste. - A luz de bombordo é encarnada (vermelha) e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a bombordo.