Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 12 termos na lista iniciando com a letra F
Falcaça
É um trabalho feito para evitar que as pontas de cordas grossas ou cabos se desfiem. É feita com um barbante fino e, no final, as pontas do barbante não devem aparecer. Há várias maneiras de falcaçar um cabo.
Farol
Construção notável num ponto da costa para aviso e prevenção à navegação.
Farolete
É uma armação metálica para sinalização das vias navegáveis, tendo, em sua parte superior, uma luz cujo raio de alcance é inferior a 10 milhas náuticas.
Fateixa
Âncora com quatro braços ou garras. Geralmente usada por pescadores.
Ferrar
Termo também utilizado para designar o lançamento da âncora ao mar no intuito de fixar a embarcação.
Flutuação
Existem várias linhas de água correspondentes ao nível de carga do navio. Assim, a linha de água correspondente ao navio completamente carregado é a flutuação carregada ou flutuação a plena carga, a correspondente ao navio completamente vazio é a flutuação leve e a correspondente ao navio em deslocamento normal é a flutuação normal.
Flybridge
Deck com comando superior numa embarcação.
Forqueta
Peça metálica com uma forquilha, onde se apoiam os remos de um barco.
Foxtrot
Símbolo designado Foxtrot. Representado por uma bandeira retangular, com um losango vermelho sobre um fundo branco.Significado: Estou avariado, comunique-se comigo.
Fragata
A fragata é um tipo de navio de guerra. O termo tem sido usado, ao longo dos séculos, para designar uma gama alargada de navios, com diferentes tamanhos e funções. No século XVIII, eram designadas fragatas os navios de guerra com três mastros de velas redondas, com comprimento semelhante ao das naus, mas menores, mais rápidos e com armamento mais ligeiro, usados em missões de escolta e de reconhecimento. As fragatas dispunham de uma única bateria coberta de canhões, em comparação com as duas ou mais baterias cobertas das naus. Na segunda metade do século XIX, algumas marinhas desenvolveram fragatas couraçadas, que se tornaram os mais poderosos navios de combate da época. No final daquele século, as fragatas couraçadas foram substituídas pelos cruzadores, desaparecendo o uso do termo “fragata”. O termo ressurgiu durante a Segunda Guerra Mundial para designar alguns navios de escolta oceânica, destinados a dar proteção antiaérea e antissubmarina a comboios navais.
Fundeadouros
Mesmo que ancoradouros. Locais onde as embarcações fundeiam, ancoram.
Fundear
Largar para o fundo uma âncora de modo que a embarcação fique segura.