Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 12 termos na lista iniciando com a letra E
Echo
Símbolo designado Echo. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas horizontais, sendo uma azul e a outra vermelha. Significado: Estou virando a boreste.
Embarcação
Qualquer construção que se destina à navegação marítima, fluvial ou lacustre. A embarcação é um navio, barco ou qualquer flutuante destinado à navegação. No entanto, o termo aplica-se mais geralmente aos barcos de pequena tonelagem, destinados ao transporte de pessoal ou de material leve. As embarcações podem ser à remo, à vela, a motor ou a vapor e têm nomenclatura muito variável. Obs. Os Flexboat são conhecidos como embarcações pneumáticas ou Infláveis.
Embarcações de Turismo
Considera-se embarcação de turismo a construção inscrita na autoridade marítima, apta ao transporte de pessoas, que possua como finalidade a oferta de serviços turísticos, e os navios estrangeiros que operam mediante fretamento por agências de turismo brasileiras ou por armadores estrangeiros, com empresa cadastrada no Ministério do Turismo. As condições para prestação de serviços de turismo das embarcações de turismo observarão procedimento de inspeção técnica realizada por instituições credenciadas pelos órgãos competentes, conforme estabelecido no Decreto no 7.381, de 02 de dezembro de 2010. Em relação aos padrões de classificação em categorias de conforto e serviços dos veículos terrestres e embarcações de turismo serão estabelecidos em ato do Ministério do Turismo.
Embarcações Tradicionais
Embarcações tradicionais, algumas vezes chamadas barcos típicos, são as embarcações que foram desenvolvidas ou adaptadas às condições particulares de uma região ou tarefa. Geralmente construídas localmente, recorrendo aos meios e materiais existentes, tornaram-se parte integrante das economias locais e das culturas regionais. Atualmente, têm reconhecida a sua importância cultural, e são alvo de recuperação e reutilização em novas atividades. Uma das vertentes mais visíveis deste movimento de recuperação das embarcações tradicionais são os festivais náuticos a elas dedicados.
Embotijar
Cobrir completamente um cabo com um entrançado de fios.
Encalhamento
Deixar encalhar uma embarcação propositadamente.
Encalhar
Quando o casco se encontra com o fundo de um corpo aquático, de forma a imobilizar o barco, impedindo sua navegação.
Epirb
Sistema de localização em emergências.
Escotilha
Também conhecida como Gaiúta, é uma tampa no convés para a passagem de pessoas, carga, iluminação e/ou ventilação.
Escovém
Orifício de metal que une o acostado ao convés, de forma a passar a amarra da âncora.
Espelho de Popa
Parte extrema da popa no casco, onde são afixados os motores.
Estações Náuticas
São empresas de atividades e esportes náuticos que têm a finalidade de oferecer experiências completas de turismo náutico-recreativo aos visitantes. Geralmente são voltadas para a prática da atividade náutica ou esporte náutico que melhor se adapta ao local onde a estação está instalada. Trata-se de uma atividade econômica induzida, que se produz a partir de infraestrutura náutica, dos serviços de venda e aluguel de embarcações, manutenção e reparação de embarcações e equipamentos nos locais de ancoragem, além de promoverem grandes eventos náutico-esportivos.