Termos Técnicos

Aqui você encontra os Termos Técnicos em ordem alfabética.

Escolha a letra inicial do termo desejado:

Termos Técnicos

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 9 termos na lista iniciando com a letra D
Defensas
Peças que são amarradas no cais ou na própria embarcação, nos lugares mais salientes do casco, permanentemente ou apenas na atracação, com a finalidade de protegê-los.
Defletores
São os vincos no casco. Eles têm a função de defletir o spray de água gerado na navegação para o lado esterno da mesma. Também ajudam na estabilidade do casco e amortecem o impacto das ondas, aumentando o desempenho da lancha, já que diminuem o arrasto. Também são conhecidos como spray rails e como chine.
Defletores ou Refletores de Radar
São dispositivos passivos que amplificam a identificação de uma embarcação na tela do radar de outra. O tipo mais comum é constituído por 3 superfícies metálicas planas dispostas ortogonalmente, como o da foto ao lado. Em más condições de intempérie, como chuva ou neblina, ou mesmo à noite, é de grande importância para a segurança da navegação, oferecendo visibilidade ao radar das embarcações navegando por perto. Um radar pode estar fora do alcance do bolso do proprietário de uma pequena embarcação de recreio, mas um refletor de radar, não.
Delta
Símbolo designado Delta. Representado por uma bandeira retangular, com duas faixas horizontais nas cores amarela, e uma azul no centro. Significado: Mantenha distância.
Derrota
Caminho seguido numa viagem por mar.
Descochar
Destorcer ou desfazer as cochas de um cabo.
Deslocamento
O deslocamento de uma embarcação corresponde à massa de água por si deslocada quando ao navegar, sendo geralmente expresso em toneladas. Este valor obtém-se através da multiplicação do volume imerso da embarcação pela densidade da água onde navega. Na prática, o deslocamento representa a massa da própria embarcação num determinado momento.
Draga
Tipo de embarcação própria para retirar material do fundo, especialmente no aprofundamento de canais de acesso a portos.
Dreno
O dreno é uma abertura feita normalmente na parte mais baixa do espelho de popa, para permitir a saída da água que eventualmente se acumulou no convés. Alguns possuem membranas internas para evitar a entrada de água do mar, só permitindo a passagem de água no sentido da saída. A grande maioria dos drenos possuem tampas com sistema anti-perda da mesma.