Dúvidas Frequentes - FAQ

Por que comprar um barco inflável?

Barcos infláveis são sinônimos de segurança. Os infláveis não afundam, pois além do seu flutuador ser construído com várias câmaras de ar independentes, ainda possuem o casco de fibra que tem flutuabilidade positiva.

Esta é uma das principais características dos barcos infláveis em relação a outro tipo de embarcação. Segurança para você e sua família. Outras características dos infláveis em relação a outro tipo de embarcação do mesmo porte é que os infláveis são leves, versáteis e dinâmicos, sendo a estabilidade, a segurança e a capacidade de carga, outros de seus pontos fortes.

A vantagem de serem mais leves que as lanchas possibilita que a motorização seja com menor potência, o que diminui o peso do conjunto, os gastos com combustível, além do custo de aquisição e manutenção do motor, e sem perder no desempenho. Isso também facilita o transportar e a ação de por e retirar da água.

Quanto mais leve a embarcação menor pode ser a lâmina de água para se navegar. Sendo assim, o inflável chega a lugares proibidos para outras embarcações de seu porte. Os infláveis permitem ao usuário aportarem direto na areia da praia.

Estabilidade : Infláveis são os barcos mais estáveis ​​na água , devido a seu grande tubo de flutuação que fornecem níveis extremos de flutuabilidade positiva e um baixo centro de gravidade. Portanto, os botes infláveis ​​são praticamente impossíveis de virar, uma das qualidades essenciais para a navegação segura e confiante.

As lanchas de fibra adernam muito mais, dando uma sensação maior de enjoo, o que eventualmente diminui o interesse de amigos, mulheres e filhos de andar no barco. Nos infláveis os flutuadores limitam a adernação em 20º e isso dá mais segurança quando o mar está agitado.

Os infláveis, por terem borda baixa, possibilitam o embarque e desembarque por qualquer um dos seus bordos, inclusive pela proa, facilitando a atracação do barco no píer.

Devido às vantagens acima os infláveis tem navegação superior em qualquer condição de mar.


Por que comprar um inflável Flexboat?

Tecnologia

A Flexboat está sempre em busca da melhoria constante dos seus produtos, aprimoramento do seu quadro de colaboradores, através do investimento em treinamento e desenvolvimento de novos produtos visando a satisfação e segurança dos seus clientes.

A Flexboat tem um departamento de desenvolvimento de novos produtos equipado com plotter para a construção dos seus moldes. Isso garante simetria, distribuição adequada de peso e comportamento invejável na água. Os cascos possuem flanges para perfeito acoplamento dos flutuadores e o plano de laminação é minuciosamente elaborado para um desempenho satisfatório e durabilidade garantida.

Todos os modelos têm seu flutuador com encaixe perfeito no casco em “V” garantindo menor vibração e menor atrito com a água.

Chicote elétrico, cabo de direção e de comando correm por dentro do casco em dutos previamente instalados. Tampas com acabamento fino dos dois lados.

Almofadas fabricadas pelo processo alemão Hinterschaum sem costura (exclusividade Flexboat no mundo náutico) garantem que as mesmas não fiquem encharcadas em um dia chuvoso ou mesmo quando você sentar com roupa de banho molhada.


Versatilidade

Altamente versátil, os infláveis Flexboat podem ser utilizados para o lazer da família, apoio de embarcações maiores, salvatagem, mergulho, pescaria, turismo, praticagem, fiscalização e policiamento naval, florestal e ambiental.


Segurança

Possuem características que os tornam imbatíveis em termo de segurança: não afundam mesmo com as câmaras de ar furadas. A Flexboat projetou todas as suas embarcações com diversas câmaras de ar independentes no flutuador. A quantidade de câmaras varia conforme o tamanho e modelo do barco. Isto garante que, caso ocorra um acidente grave e os flutuadores murchem parcialmente, você não perderá a navegabilidade do barco. Mesmo com o vazamento de todas as câmaras de ar, a estrutura em fibra de vidro é estanque e o barco continua navegando. Todos os barcos Flexboat possuem flutuabilidade positiva mesmo em situação de avaria do casco ou do flutuador.

Seu casco em V permite que o mesmo navegue em qualquer tipo de mar mantendo-se sempre na crista da onda e ainda permite que chegue mais perto da praia.


Flutuadores Cônicos

As vantagens dos flutuadores cônicos são:

1 – Melhor visibilidade para o piloto proporcionada pelo diâmetro do tubo menor na proa.

2 – Melhor hidrodinâmica, pois o diâmetro menor na proa proporciona uma roda de proa maior no casco de fibra, ou seja, uma capacidade maior para cortar ondas.

3 – O tubo totalmente cônico faz com que ao cortar uma onda, a mesma toque o flutuador a partir da meia nau do barco, fazendo ele bater menos durante a navegação.

4 – O tubo cônico também amplia o aproveitamento de espaço útil a bordo e proporciona boca interna paralela em grande parte do barco, uma vez que a conicidade do tubo ficou totalmente no lado externo do barco.

5 – Melhor aerodinâmica, pois o diâmetro do tubo menor na proa representa um menor obstáculo ao vento.

O conjunto de vantagens acima aumenta a velocidade, reduz o consumo de combustível, proporciona uma navegação mais suave, além de tornar o barco inflável Flexboat mais bonito.


Durabilidade

A expectativa de vida dos infláveis Flexboat ultrapassa os 15 anos. Isso é decorrente da matéria-prima empregada em sua construção. Na fabricação de nossos produtos empregamos matérias-primas com qualidade assegurada, adquiridas de fornecedores renomados no ramo náutico. Os cascos são fabricados com resina isofitálica com proteção anti UV e o flutuador com tecido francês à base de Hypalon, Neoprene e Poliéster, extremamente hermético, resistente a intempéries, agentes químicos, raios solares e ação do tempo. Os flutuadores são vulcanizados a frio o que garante um perfeito fechamento do flutuador, uma excelente fixação do flutuador ao casco, além de possibilitar facilidade em um eventual reparo. Assim os barcos poderão ser guardados inflados sem que murchem, bastando apenas completar o ar nos dias frios.


Por que os infláveis Flexboat tem qualidade?

As embarcações Flexboat passam por diversos testes antes de serem entregues ao cliente, que garantem a sua qualidade. Muitos desses testes foram acompanhados pelo Departamento de Engenharia Naval da Marinha.

Teste de resistência e estanqueidade dos flutuadores:

Imagem_4Todas as embarcações são infladas com a pressão normal de trabalho 3,41 psi ou 0,235 BAR e permanecem 24 horas infladas. Após esse período, a pressão não é superior a 3,751 psi nem inferior a 3,069 psi.  

Imagem_5Uma solução de espuma é aplicada sobre todo o flutuador e válvulas de ar. Não ocorre nenhuma formação de bolhas.

Teste de resistência dos anilhos e life-line:

Imagem_2Foram tracionados com carga mínima de 224,35 kgf ou 2,2 kN, durante 10 minutos e não houve deformação no anilho, trincas na fibra de vidro ou no gel.  

Imagem_3Foram tracionadas com a carga mínima de 101,97 kgf ou 1,1 kN, durante 10 minutos, e não houve danos no life-line ou no flutuador.

Teste de resistência das alças de segurança da popa e alça de proteção do pára-brisa:

Foram tracionadas com a carga de 101,97 kgf ou 1,1 kN , durante 10 minutos , e não houve deformação e nem trincas na fibra de vidro e no gel.

Imagem_6

 

Teste de içamento e arriamento:

Imagem_7

Teste de flutuação com avarias:

A embarcação deve navegar com 2 câmaras de ar desinfladas, estando com a sua carga máxima incluindo pessoas sentadas, equipamentos e acessórios.

Nessas condições a embarcação mantém uma borda livre positiva em toda o seu perímetro, conserva a sua estabilidade e mantém adequadamente sua forma.

 

Imagem_8

 

Teste de estabilidade:

A embarcação é colocada na água com a capacidade total de pessoas em um único bordo e a mesma mantém uma borda livre maior ou igual a 30% da borda livre inicial.

Imagem_9

Quais as diferenças entre Hypalon e PVC?
Existem no mercado (inclusive internacional), dois tipos de infláveis. Os construídos em Hypalon e os em PVC.


Hypalon é um elastômero (uma espécie de borracha nobre), resistente à abrasão, raios solares, agentes químicos e ação do tempo. É composto por uma trevira de nylon que torna o tecido extremamente resistente a rupturas e garante estabilidade dimensional (o barco inflável não sofre alteração de formato ao longo do tempo).

O processo de fabricação do Hypalon pode ser:

Calandragem – É um processo contínuo que consiste em alimentar o polímero (fundido/amolecido e homogeneizado) nos cilindros aquecidos de uma calandra. Esse processo garante uma espessura uniforme.

Espalmagem – Processo pelo qual a massa de elastômero é depositada sobre um determinado substrato, impregnando-o. Isto é, a matéria-prima é derramada sobre uma esteira onde, com o auxílio de um rodo, o elastômero é espalhado sobre a trevira de nylon. Não há garantia de espessura e, portanto, não é considerado um produto de boa qualidade. Esse é um processo normalmente usado no Hypalon proveniente da Argentina.

PVC é um plastômero com resistência limitada à abrasão, e nenhuma resistência a raios solares e agentes químicos. Com o passar do tempo, sua cor perde a vida, assim como a de qualquer plástico. Pior do que isso é que os plastômeros são originalmente rígidos (nascem duros como uma caneta esferográfica). Para ficarem flexíveis, a indústria adiciona óleo  ao produto.


Outro detalhe importantíssimo é que os plastômeros são porosos. Quando a indústria adiciona o óleo na composição do produto, este, por um período, tampa os poros do tecido eliminando vazamentos; mas com a ação dos raios ultravioletas, o óleo migra para fora do tecido deixando os poros livres para passagem de ar.

É salutar ainda informar que, os plastômeros com fechamento por soldagem a quente (radiofreqüência ou solda eletrônica) não permitem abrir os flutuadores novamente para efetuar um reparo, e de certa forma, no arremate da soldagem, momento em que se têm que tirar a máquina de dentro do tubo, é necessário colar o restante da emenda, exigindo um adesivo (cola) para complementar a operação.

Imagem_10Vale lembrar que estamos falando de características de um e de outro produto, e não de defeito.

Qual o prazo de entrega dos pedidos?

A Flexboat trabalha com uma linha muito grande de produtos que vão desde acessórios para barcos de pequeno porte até mesmo a fabricação de grandes embarcações.

Por este motivo, o prazo de entrega de um pedido pode variar muito dependendo dos produtos que fazem parte do pedido. Então, disponibilizamos a informação do prazo no momento da finalização de um pedido.


Caso haja alguma dívida, pedimos que entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento disponibilizados neste site.